Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60963

Compartilhe esta página

Título: O banho de bebês na rotina da Educação Infantil: percepções de professores de creches municipais do Recife
Autor(es): NEVES, Maria Eduarda dos Santos
Palavras-chave: Educação infantil; Creche; Banho; Infância
Data do documento: 10-Out-2024
Citação: NEVES, Maria Eduarda dos Santos. O banho de bebês na rotina da Educação Infantil: percepções de professores de creches municipais do Recife. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O estudo investiga as percepções de professores da rede municipal de Recife sobre o momento do banho na creche, com foco em sua importância para o desenvolvimento físico, emocional e social das crianças e a intencionalidade pedagógica no planejamento dessa prática. A pesquisa destaca que, embora o banho muitas vezes seja visto apenas como uma tarefa de cuidado básico, potencialmente, é um momento de aprendizado e interação afetiva, essencial para o fortalecimento de vínculos, autonomia e autoestima da criança. A fim de compreender a percepção de professores de creche sobre essa atividade na rotina dos cuidados, realizamos entrevistas semiestruturadas com professores, de Berçário e Grupo I, da rede municipal do Recife. Os resultados mostram que o banho transcende a higiene, configurando-se como uma oportunidade de construção de vínculo entre o adulto e o bebê, na qual o professor atua como mediador, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60963
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC2_ MARIA EDUARDA NEVES_ versão final_.pdf716,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons