Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60969

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAMPELO, Ana Katarina Telles de Novaes-
dc.contributor.authorSILVA NETO, Emiliano Eustáquio da-
dc.date.accessioned2025-03-17T11:08:22Z-
dc.date.available2025-03-17T11:08:22Z-
dc.date.issued2025-02-20-
dc.date.submitted2025-03-14-
dc.identifier.citationSILVA NETO, Emiliano Eustáquio da. Análise do efeito tamanho: relação entre o retorno esperado das ações e a capitalização de mercado das empresas da bolsa de valores brasileira. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60969-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é investigar o efeito tamanho (size effect) no mercado brasileiro de ações, analisando como o porte das empresas, medido pela capitalização de mercado, pode influenciar os retornos de seus ativos. O estudo abrange o período de 2008 a 2024, aplicando metodologias adaptadas do trabalho de Horowitz et al. (2000), como retornos compostos anuais, regressões mensais de seção transversal e regressões lineares spline aos dados da Bovespa. O referencial teórico revisita o Modelo de Precificação de Ativos Financeiros (CAPM), que relaciona os retornos dos ativos ao risco sistêmico de mercado, e explora o efeito tamanho, identificado por Banz (1981), que sugere que empresas menores têm retornos superiores às maiores, contrapondo a teoria de Berk (1995), que considera esse efeito como uma relação inversa entre valor de mercado e taxa de desconto, e não uma anomalia. A literatura também questiona a robustez do efeito tamanho, destacando problemas como data mining e concentração de retornos em segmentos específicos. O estudo busca confrontar esses achados com a realidade do mercado brasileiro, levando em conta as particularidades econômicas e estruturais do país, utilizando uma amostra de 514 empresas e ajustando os dados pela inflação com o índice IPCA. Os resultados não indicam uma relação significativa entre o tamanho das empresas e os retornos na Bovespa, reforçando a visão fundamentalista de que o efeito tamanho não é uma anomalia de mercado, mas uma relação intrínseca entre a capitalização de mercado e o retorno acionário. O trabalho também destaca as limitações da pesquisa, como a exclusão de 43% das empresas com listagem cancelada e a não consideração de custos de transação e impostos.pt_BR
dc.format.extent78p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEfeito tamanhopt_BR
dc.subjectRetornos compostos anuaispt_BR
dc.subjectRegressões mensais de seção transversalpt_BR
dc.subjectRegressões lineares splinept_BR
dc.titleAnálise do efeito tamanho: relação entre o retorno esperado das ações e a capitalização de mercado das empresas da bolsa de valores brasileirapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7657671367537648pt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this study is to investigate the size effect in the Brazilian stock market, focusing on how the size of companies, measured by market capitalization, can impact the returns on their assets. The study covers the period from 2008 to 2024, applying methodologies adapted from the work of Horowitz et al. (2000), such as annual compounded returns, monthly cross-sectional regressions, and spline linear regressions to Bovespa data. The theoretical framework revisits the Capital Asset Pricing Model (CAPM), which relates asset returns to market-wide systemic risk, and examines the size effect, initially identified by Banz (1981), which suggests that smaller companies have superior returns compared to larger ones. However, Berk’s (1995) theory argues that the size effect is not an anomaly but an inverse relationship between market value and discount rate. The literature also questions the robustness of the size effect, highlighting issues such as datas minings and the concentration of returns in specific segments. This study seeks to confront these findings with the reality of the Brazilian market, considering the country’s economic and structural particularities. A sample of 514 companies is used, with data adjusted for inflation using the IPCA index. The results do not indicate a significant relationship between company size and returns on Bovespa, supporting the fundamentalist view that the size effect is not a market anomaly but an intrinsic relationship between market capitalization and stock returns. The study also highlights the limitations of the research, such as the exclusion of 43% of companies with delisted status and the non-consideration of transaction costs and taxes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DECON) - Departamento de Economiapt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Emiliano Eustáquio da Silva Neto.pdf3,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons