Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61000

Compartilhe esta página

Título: Potencial antimicrobiano dos óleos essenciais de Coriandrum sativum e Origanum vulgare frente cepas clínicas de Staphylococcus aureus multirresistentes
Autor(es): MEDEIROS, Maria Santa Silva Leal Ferreira de
Palavras-chave: Óleo essencial; Orégano; Coentro; Multirresistência; Antimicrobianos
Data do documento: 2-Abr-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MEDEIROS, Maria Santa Silva Leal Ferreira de. Potencial antimicrobiano dos óleos essenciais de Coriandrum sativum e Origanum vulgare frente cepas clínicas de Staphylococcus aureus multirresistentes. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: As taxas de mortalidade e o tempo de internação de pacientes infectados com microrganismos resistentes são quase duas vezes maiores que as daqueles infectados com cepas suscetíveis, a exemplo de bactérias. Staphylococcus aureus é um dos principais agentes etiológicos de infecções hospitalares e é responsável pela inutilização de vários antibióticos, representando uma séria ameaça à saúde pública. Compostos naturais representam uma abordagem terapêutica promissora no tratamento de infecções por microrganismos, dentre os quais Coriandrum sativum (coentro) e Origanum vulgare (orégano) destacam-se pelas propriedades antimicrobianas relacionadas às suas composições fitoquímicas. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade antimicrobiana dos óleos essenciais de C. sativum e de O. vulgare frente cepas multirresistentes de S. aureus. Os óleos essenciais foram testados frente 2 isolados de S. aureus pelo método de disco-difusão e microdiluição em caldo. O óleo essencial de coentro apresentou os resultados mais significativos, com concentração bactericida de 416 miligrama/Litro e inibitórias de 208 mg/L para MRSA 6538 e S. aureus 29213. Já o óleo de orégano teve concentrações inibitórias de 416m/L para MRSA 6538 e 208 mg/L para S. aureus 29213, bem como atividade bactericida em concentrações mais elevadas de 833 mg/L para MRSA 6538 e 416 mg/L para S. aureus 29213. Os resultados deste estudo destacam o potencial antimicrobiano do óleo essencial de O. vulgare e C. sativum, especialmente por apresentarem em sua composição a presença de linalol e carvacrol, componentes reconhecidamente antibacterianos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61000
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciências Farmacêuticas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Santa Silva Leal Ferreira de Medeiros.pdf2,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons