Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61301
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANDRADE, Fábio Cavalcante de | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA FILHO, Carlos Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-18T15:36:50Z | - |
dc.date.available | 2025-03-18T15:36:50Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-28 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA FILHO, Carlos Gomes de. A crítica como exercício: re-percursos na matéria-canção do artista Nuno Ramos. 2024. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61301 | - |
dc.description.abstract | A crítica como exercício é um procedimento crítico e criativo que nasce a partir do contato com a poética do artista Nuno Ramos (São Paulo/SP, 1960), sobretudo ao refletirmos sobre o uso de canções brasileiras em obras plásticas, visuais, filmes, vídeos e textos literários, que o artista toma como matéria para compor esses trabalhos. Estão lado a lado, materiais como breu, vaselina e vidro atravessados por canções, vozes, letras de música e artistas da música popular brasileira. A matéria-canção é esse corpo poético formado de outras poéticas, como as de Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Romulo Fróes, Mariana Aydar e Clima, ou seja, artistas da música com quem Nuno Ramos dialoga, seja de forma crítica, re-percursando a trajetória dessas obras, ou criando composições que serão lançadas em discos por outros artistas, mas que de alguma forma, também estão impregnadas dessas poéticas. Para esta tese, ou seja, para a crítica como exercício, esse movimento de criação e crítica, a partir da noção de matéria-canção, não guarda fronteira, portanto, o exercício é comparar obras e linguagens distintas, artistas e percursos críticos e criativos também distintos, para fazer desse exercício uma possibilidade de reflexão sobre obras de arte e poéticas que não se deixam fixar numa única categoria. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Nuno Ramos | pt_BR |
dc.subject | Crítica | pt_BR |
dc.subject | Canção Brasileira | pt_BR |
dc.subject | Arte Brasileira | pt_BR |
dc.title | A crítica como exercício : re-percursos na matéria-canção do artista Nuno Ramos | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0002814840611184 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0140051673649772 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | The critique as an exercise is a critical and creative procedure that arises from contact with the poetic of the artist Nuno Ramos (São Paulo/SP, 1960), particularly when reflecting on the use of Brazilian songs in visual artworks, films, videos, and literary texts, which the artist takes as material to compose these works. Side by side, materials such as rosin, vaseline, and glass are intersected by songs, voices, lyrics, and artists from Brazilian popular music. The song- material is this poetic body formed from other poetics, such as those of Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Romulo Froes, Mariana Aydar and Clima, in other words, music artists with whom Nuno Ramos engages, either critically, retracing the trajectory of these works, or creating compositions that will be released on albums by other artists, but which, in some way, are also imbued with these poetics. For this thesis, namely, for critique as an exercise, this movement of creation and critique, based on the notion of song-material, knows no borders; therefore, the exercise involves comparing different works and languages, as well as different artists and critical and creative paths, to make this exercise a possibility for reflecting on artworks and poetics that do not allow themselves to be fixed in a single category. | pt_BR |
dc.description.abstractx | La crítica como ejercicio es un procedimiento crítico y creativo que surge del contacto con la poética del artista Nuno Ramos (São Paulo/SP, 1960), especialmente al reflexionar sobre el uso de canciones brasileñas en obras plásticas, visuales, películas, videos y textos literarios, que el artista toma como material para componer estos trabajos. Se encuentran lado a lado materiales como breu, vaselina y vidrio atravesados por canciones, voces, letras de música y artistas de la música popular brasileña. La materia-canción es este cuerpo poético formado por otras poéticas, como las de Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, Romulo Froes, Mariana Aydar y Clima, es decir, artistas de la música con quienes Nuno Ramos dialoga, ya sea de forma crítica, re-percibiendo la trayectoria de esas obras, o creando composiciones que serán lanzadas en discos por otros artistas, pero que de alguna manera también están impregnadas de esas poéticas. Para esta tesis, es decir, para la crítica como ejercicio, ese movimiento de creación y crítica, a partir de la noción de materia-canción, no guarda fronteras, por lo tanto, el ejercicio implica comparar obras y lenguajes distintos, artistas y recorridos críticos y creativos también distintos, para hacer de este ejercicio una posibilidad de reflexión sobre obras de arte y poéticas que no se dejan encasillar en una única categoría. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Teoria da Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Carlos Gomes de Oliveira Filho.pdf | 3,51 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons