Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61886

Compartilhe esta página

Título: O tema biomas nos livros didáticos de Geografia do 6º ano : uma análise na perspectiva da aprendizagem significativa e contextualizada
Autor(es): SILVA, Lucas Campos Cavalcanti e
Palavras-chave: Ensino fundamental II; Ensino da Geografia; Livro didático; Biomas
Data do documento: 8-Mar-2024
Citação: SILVA, Lucas Campos Cavalcante e. O tema biomas nos livros didáticos de Geografia do 6º ano: uma análise na perspectiva da aprendizagem significativa e contextualizada. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo analisar como o tema biomas é apresentado aos alunos nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II na perspectiva da aprendizagem significativa e contextualizada, identificando metodologias utilizadas, técnicas, estratégias de abordagem, uso de imagens e atividades. O livro didático desempenha um papel de extrema importância na construção do conhecimento dos alunos, fornecendo informações relevantes e estruturadas, servindo de guia para o professor e como uma fonte de estudo para os estudantes. A análise criteriosa dos livros didáticos permite que os professores identifiquem seus benefícios e desafios. Com criatividade e flexibilidade, os docentes podem trabalhar com esses materiais de forma dinâmica, complementando-os com recursos adicionais e adaptando-os às necessidades dos alunos. Dessa forma, o livro didático se torna uma ferramenta valiosa para aprimorar o processo de mediação do professor, promovendo um aprendizado mais eficiente e significativo. Ao explorar o tema dos biomas e outros assuntos, os educadores podem utilizar estratégias que estimulem a participação ativa dos alunos, como debates, projetos de pesquisa e experimentos práticos, o que contribui para um entendimento mais profundo e uma maior conexão com o conteúdo estudado. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e descritiva, com a análise de dois livros didáticos selecionados. Os resultados mostram que os livros poderiam ter trazido consigo mais atividades que estimulassem a memorização, reflexão e criatividade dos alunos, facilitando assim, seu aprendizado de forma mais significativa.
Descrição: 9,0
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61886
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_LUCAS_FINALIZADO_.pdf3,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ficha catalográfica atualizada.pdf2,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons