Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61887
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Maria Alice Vasconcelos | - |
dc.contributor.author | SILVA JÚNIOR, José Adilson da | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-19T19:51:56Z | - |
dc.date.available | 2025-03-19T19:51:56Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA JÚNIOR, José Adilson da. Transgeneridade feminina no cinema: uma análise a partir de imagens dos artefatos vestimentares. 2024. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61887 | - |
dc.description.abstract | O cinema desempenha um papel significativo como um meio poderoso de transmissão de informações. Neste contexto, esta tese teve por objetivo identificar e analisar a representação de mulheres transgênero no cinema, retratadas em personagens de filmes ficcionais ao longo das três últimas décadas (1990-1999; 2000-2009; 2010- 2019), através de imagens dos artefatos vestimentares. A problemática da corrente pesquisa está inserida em um contexto sobre a representação da transgeneridade feminina no cinema e preocupa-se em identificar de que forma ela vem sendo retratada. A metodologia utilizada foi norteada pelos conhecimentos da semiótica, do design da informação e do design de moda, a partir dos elementos da linguagem visual, do design de moda e dos signos plásticos. Recorreu-se a filmes renomados, bem avaliados e destinados ao grande público para compor o corpus analítico, composto por três filmes de cada década. Desta forma, os nove filmes selecionados foram: Traídos pelo Desejo (1992), Priscilla, a Rainha do Deserto (1994), Tudo Sobre Minha Mãe (1999), Carandiru (2003), Um Amor na Trincheira (2003), Transamérica (2005), Tangerina (2015), Uma Mulher Fantástica (2017) e Girl (2018). O corpus de análise foi constituído por imagens de 120 looks, capturadas a partir da função Print Screen. Para a realização da análise detalhada dos artefatos vestimentares informacionais das personagens trans/travestis, foi desenvolvido um modelo de ficha, que se configura como um dos resultados obtidos. Os resultados gerais foram divididos em dois desdobramentos: 1| a partir de regularidades, perspectivas, narrativas, arquétipos e estereótipos; 2| a partir dos artefatos vestimentares informacionais. Esta investigação constatou que as narrativas e os estereótipos contribuem para uma construção marginalizada e estigmatizada, recaindo na transfobia recreativa da identidade trans feminina. Ao passo que, os artefatos vestimentares informacionais das personagens trans/travestis foram, em sua maioria, associados a conceitos de elegância e feminilidade, com cores e texturas consideradas como unissex, e formas com alto índice de feminilidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Transgeneridade feminina | pt_BR |
dc.subject | Linguagem visual | pt_BR |
dc.subject | Vestuário | pt_BR |
dc.title | Transgeneridade feminina no cinema: uma análise a partir de imagens dos artefatos vestimentares | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9152361208502259 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6818128111009316 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | The cinema plays a significant role as a powerful means of information transmission. In this context, this thesis aimed to identify and analyze the representation of transgender women in cinema, portrayed in characters from fictional films over the past three decades (1990-1999; 2000-2009; 2010-2019), through images of clothing artifacts. The problem of the current research is embedded in a context about the representation of female transgenderity in cinema and is concerned with identifying how it has been portrayed. The methodology used was guided by knowledge from semiotics, information design, and fashion design, based on elements of visual language, fashion design, and plastic signs. Renowned, well-reviewed films aimed at the general public were used to compose the analytical corpus, consisting of three films from each decade. Thus, the nine selected films were: The Crying Game (1992), The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert (1994), All About My Mother (1999), Carandiru (2003), Soldier's Girl (2003), Transamerica (2005), Tangerine (2015), A Fantastic Woman (2017) and Girl (2018). The analysis corpus consisted of images of 120 looks, captured using the Print Screen function. To carry out the detailed analysis of the informational clothing artifacts of transgender women characters, a data sheet model was developed, which is one of the results obtained. The overall results were divided into two developments: 1) based on regularities, perspectives, narratives, archetypes, and stereotypes; 2) based on informational clothing artifacts. This investigation found that narratives and stereotypes contribute to a marginalized and stigmatized construction, leading to recreational transphobia of female trans identity. Meanwhile, the informational clothing artifacts of trans female characters were mostly associated with concepts of elegance and femininity, with colors and textures considered unisex, and forms with a high level of femininity. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Jose Adilson da Silva Junior.pdf | 37,81 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons