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Título : Transgeneridade feminina no cinema: uma análise a partir de imagens dos artefatos vestimentares
Autor : SILVA JÚNIOR, José Adilson da
Palabras clave : Transgeneridade feminina; Linguagem visual; Vestuário
Fecha de publicación : 28-feb-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA JÚNIOR, José Adilson da. Transgeneridade feminina no cinema: uma análise a partir de imagens dos artefatos vestimentares. 2024. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O cinema desempenha um papel significativo como um meio poderoso de transmissão de informações. Neste contexto, esta tese teve por objetivo identificar e analisar a representação de mulheres transgênero no cinema, retratadas em personagens de filmes ficcionais ao longo das três últimas décadas (1990-1999; 2000-2009; 2010- 2019), através de imagens dos artefatos vestimentares. A problemática da corrente pesquisa está inserida em um contexto sobre a representação da transgeneridade feminina no cinema e preocupa-se em identificar de que forma ela vem sendo retratada. A metodologia utilizada foi norteada pelos conhecimentos da semiótica, do design da informação e do design de moda, a partir dos elementos da linguagem visual, do design de moda e dos signos plásticos. Recorreu-se a filmes renomados, bem avaliados e destinados ao grande público para compor o corpus analítico, composto por três filmes de cada década. Desta forma, os nove filmes selecionados foram: Traídos pelo Desejo (1992), Priscilla, a Rainha do Deserto (1994), Tudo Sobre Minha Mãe (1999), Carandiru (2003), Um Amor na Trincheira (2003), Transamérica (2005), Tangerina (2015), Uma Mulher Fantástica (2017) e Girl (2018). O corpus de análise foi constituído por imagens de 120 looks, capturadas a partir da função Print Screen. Para a realização da análise detalhada dos artefatos vestimentares informacionais das personagens trans/travestis, foi desenvolvido um modelo de ficha, que se configura como um dos resultados obtidos. Os resultados gerais foram divididos em dois desdobramentos: 1| a partir de regularidades, perspectivas, narrativas, arquétipos e estereótipos; 2| a partir dos artefatos vestimentares informacionais. Esta investigação constatou que as narrativas e os estereótipos contribuem para uma construção marginalizada e estigmatizada, recaindo na transfobia recreativa da identidade trans feminina. Ao passo que, os artefatos vestimentares informacionais das personagens trans/travestis foram, em sua maioria, associados a conceitos de elegância e feminilidade, com cores e texturas consideradas como unissex, e formas com alto índice de feminilidade.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61887
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Design

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