Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61888

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMARTINS, Laura Bezerra-
dc.contributor.authorSANTOS, Larissa Nascimento dos-
dc.date.accessioned2025-03-19T20:14:07Z-
dc.date.available2025-03-19T20:14:07Z-
dc.date.issued2024-07-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Larissa Nascimento dos. BEN: modelo de análise do comportamento do usuário centrado na orientação e mobilidade da pessoa com deficiência visual em rotas acessíveis internas. 2024. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61888-
dc.description.abstractEsta pesquisa justifica-se pela importância em compreender as particularidades da deficiência visual para criar ambientes verdadeiramente acessíveis, destacando que poucas são as pesquisas e ferramentas que trabalham com a temática em questão, considerando a diversidade dentro deste grupo, como variações na aquisição da deficiência e participação em treinamentos de orientação e mobilidade. Trata-se de um trabalho relevante para a Ergonomia e o Design, pois contribui para o desenvolvimento de abordagens mais sensíveis às necessidades projetuais das pessoas com deficiência visual (PcDV), ampliando a fundamentação teórica nestas áreas. O estudo foca nas rotas acessíveis internas, projetadas para facilitar o deslocamento de PcDV no ambiente construído. O objetivo desta tese foi propor um modelo de análise do comportamento do usuário centrado na orientação e mobilidade da pessoa com deficiência visual em rotas acessíveis internas. A metodologia utilizada envolve quatro momentos: levantamento bibliográfico e documental: referencial teórico; análise global do local da pesquisa: aplicação de checklist e elaboração dos observáveis; estudo de caso: atividades simuladas com grupos focais; e resultados da integração teórico-prática: elaboração do modelo BEN. Em um primeiro momento, o levantamento das temáticas ocorreu na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e o estudo de caso no Centro Universitário UNIESP, em Cabedelo/PB. Sua estrutura física foi investigada por meio das planilhas da Lista de Checagem de Acessibilidade (Brasil, 2021). Os grupos focais são formados por seis PcDV total (acuidade visual abaixo de 0,05) e explora as características da cegueira congênita e adquirida, reconhecendo as diferentes habilidades desenvolvidas por esse grupo específico. O estudo de caso focou na distinção das variações na mobilidade dos usuários com cegueira congênita e adquirida, com e sem treinamento de orientação e mobilidade, enquanto utiliza o ambiente construído. Nele foram desenvolvidos e adaptados instrumentos de acordo com os objetivos a serem alcançados. A coleta de dados utilizou técnicas observacionais e interacionais que, juntamente com registros fotográficos e filmagens, registraram as atividades durante as simulações de uma rota interna executada por pessoas cegas. A partir desses registros foi possível analisar e desenvolver o Modelo BEN. O resultado se apresentou sob a forma do Modelo BEN, validado por especialistas, que oferece uma estrutura metodológica com orientações e instrumentos destinados a guiar tanto pesquisadores quanto profissionais na análise e coleta de dados junto aos usuários com deficiência visual em rotas acessíveis. O modelo foi desenvolvido em uma hierarquia de três categorias de elementos: etapas, ações e instrumentos, os quais poderão contribuir significativamente para a compreensão das dinâmicas de mobilidade e orientação da PcDV. A conclusão demonstra que a investigação das estratégias de orientação e mobilidade das PcDV no ambiente construído possibilita o desenvolvimento de recursos e referenciais adicionais para promover a segurança e autonomia desse grupo, resultando na criação do Modelo BEN.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPessoa com deficiência visualpt_BR
dc.subjectWayfindingpt_BR
dc.subjectProjeto centrado no usuáriopt_BR
dc.subjectRotas acessíveispt_BR
dc.subjectFerramenta projetualpt_BR
dc.titleBEN: modelo de análise do comportamento do usuário centrado na orientação e mobilidade da pessoa com deficiência visual em rotas acessíveis internaspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCOSTA, Angelina Dias Leão-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8306177577391620pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0215243970688414pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis research is justified by the importance of understanding the peculiarities of visual impairment to create truly accessible environments, emphasizing the scarcity of research and tools addressing this theme. It is a significant contribution to Ergonomics and Design, as it enhances the development of approaches more sensitive to the design needs of people with visual impairments (PVI), thereby expanding the theoretical foundation in these fields. The study focuses on internal accessible routes designed to facilitate the movement of PVIs within these environments. Considering the diversity within this group, such as variations in the onset of impairment and participation in orientation and mobility training, the objective of this thesis was to propose a tool that aids in the design process of accessible routes in indoor used built environments, focusing on the orientation and mobility of users with visual impairments. The methodology involved four stages: literature and documentary review: theoretical framework; overall site analysis: checklist application and observable elaboration; case study: simulated activities with focus groups; and results of theoretical-practical integration: BEN model development. Initially, thematic exploration took place at the Federal University of Pernambuco – UFPE, and the case study at the University center UNIESP in Cabedelo/PB. Its physical structure was examined using the Accessibility Checklist spreadsheets (Brazil, 2021). Focus groups comprised total PVIs (visual acuity below 0.05) and explored the characteristics of congenital and acquired blindness, acknowledging the different skills developed by this specific group. The case study focused on distinguishing variations in mobility among users with congenital and acquired blindness, with and without orientation and mobility training, while navigating the built environment. Instruments were developed and adapted according to the study's objectives. Data collection employed observational and interactional techniques, complemented by photographic and video records, capturing activities during simulations of an indoor route executed by blind individuals. Analysis of these records facilitated the development of the BEN Model. Results underscore the relevance of the developed tool in enhancing the multisensory perception of space for PVIs, which could significantly contribute to understanding mobility and orientation dynamics, thereby providing a solid foundation for creating more inclusive indoor accessible environments and routes. The conclusion demonstrates that investigating orientation and mobility strategies for PVIs in built environments enables the development of additional resources and benchmarks to promote safety and autonomy for this group, culminating in the creation of the BEN Model.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0858389049571757pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Larissa Nascimento dos Santos.pdf14,89 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons