Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6189

Compartilhe esta página

Título: Procedimentos de normas para gestão de um mergulho sustentável fundamentado em educação ambiental
Autor(es): ABREU, Juliana Galamba Fernandes
Palavras-chave: Recife artificial; Gestão ambiental; Turismo ecológico; Mergulho Sustentável; Impacto antrópico; Prospecção biológica; Educação ambiental.
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Galamba Fernandes Abreu, Juliana; Zanon de Oliveira Passavanté, José. Procedimentos de normas para gestão de um mergulho sustentável fundamentado em educação ambiental. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Políticas Ambientais, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: Considerada a Capital Brasileira dos Naufrágios , devido ao grande número de embarcações afundadas em sua plataforma continental, Recife vem ao mesmo tempo ascendendo ao longo dos anos as atividades turísticas no seu litoral, conseqüentemente aumentando a ameaça sobre a estabilidade de seus ecossistemas marinhos, sendo as áreas recifais as que mais sofrem essa pressão antrópica. Os Recifes Artificiais, a exemplo dos naufrágios, visa o incremento da indústria do turismo subaquático apresentando características biológicas semelhantes aos ambientes recifais naturais além de alavancar a remodelagem do ecossistema marinho com a disponibilidade de novos habitats. O presente estudo tem como objetivo central estudar as interações entre os usuários dos naufrágios (mergulhadores) envolvendo também as Operadoras de Mergulho da região, usando como ferramenta de sensibilização a Educação Ambiental, contendo aulas práticas e teóricas com aplicação de questionários e levantamento histórico das embarcações. O Aspecto biológico da pesquisa terá a participação dos alunos-usuários que poderão fazer comparações de registros anteriores com a Prospecção Biológica realizada por eles, inicialmente em duas embarcações, sendo uma a mais visitada e antiga e naturalmente uma menos visitada e mais recente. Esse tipo de pesquisa relaciona os naufrágios como bons indicadores de qualidade ambiental das embarcações, como também de validar o impacto antrópico negativo ao decorrer dos anos. Para dar continuidade a sustentabilidade do projeto, todo o trabalho será documentado para a elaboração de material didático para as Operadoras e a sugestão da inclusão de aulas de Educação Ambiental nos Cursos de Mergulho em todos os níveis. O projeto será levado ao ministério público para análise e concordância da transformação de uma embarcação em APA.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6189
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão e Políticas Ambientais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4148_1.pdf3,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons