Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61907
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FEITOSA, Saulo Ferreira | - |
dc.contributor.author | SPENCER, Maria Eduarda Valois | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-20T14:16:38Z | - |
dc.date.available | 2025-03-20T14:16:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-29 | - |
dc.identifier.citation | SPENCER, Maria Eduarda Valois. Decolonialidade do cuidado: um criar-com novas possibilidades de educação permanente na Saúde Indígena de Pernambuco. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61907 | - |
dc.description.abstract | Este fazer decolonial emerge do incômodo sobre como ocorre a Educação Permanente (EP) na Saúde Indígena em Pernambuco, entre trabalhadoras e trabalhadores da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), partindo da perspectiva de que a EP da Atenção à Saúde Indígena deveria contribuir para a promoção do diálogo entre o Sistema Médico Ocidental e os Sistemas Tradicionais de Saúde Indígena. Assim, o objetivo geral desse fazer é apurar como a Educação Permanente pode contribuir para que ocorra a intermedicalidade na Saúde Indígena de Pernambuco, promovendo o diálogo entre o Sistema Médico Ocidental e os Sistemas tradicionais de Saúde indígena. Enquanto os objetivos específicos são: a) analisar como está ocorrendo a Educação Permanente na Saúde Indígena, no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Pernambuco; b) averiguar se a Educação Permanente da Saúde Indígena de Pernambuco reconhece a interculturalidade crítica na sua atuação; c) identificar possibilidades de diálogos entre o Sistema Médico Ocidental e os Sistemas Tradicionais de Saúde Indígena. A fundamentação teórico “metodofágica” se engaja no convite de Ortiz Ocaña e Arias López (2019) para desobedecer a metodologia da investigação, nesse caso, a partir do fazer decolonial, que assume ações constitutivas diante da hermenêutica dialética representada por Minayo (2008) e de enlaces cartográficos disparados por Rolnik (1987; 2019) e Oliveira e Paraíso (2012). O solo é fértil em documentos, normas e resoluções, registros etnográficos, atividades, eventos. Nesse movimento, o resultado se manifesta na “Decolonialidade do Cuidado” (des)envolvida no “giro decolonial” principalmente a partir de Mignolo (2009; 2010), Walsh (2007; 2012; 2014), Freire (2014), Gadotti (2012), Rufino (2021), Krenak (2020), almejando “criar-com” possibilidades de Educação Permanente na Saúde Indígena de Pernambuco, (pro)movendo o parar, pensar, olhar, escutar... ao romper com o automatismo mecanicista e assumindo o cultivo da arte do encontro, dando-se tempo e espaço inclusive para desaprender, reaprender, aprender. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Permanente | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Saúde indígena | pt_BR |
dc.subject | Intermedicalidade | pt_BR |
dc.subject | Decolonialidade do cuidado | pt_BR |
dc.title | Decolonialidade do cuidado : um criar-com novas possibilidades de educação permanente na Saúde Indígena de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7152327203478582 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7755039016472671 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | This decolonial practice emerges from the discomfort regarding on how Permanent Education occurs in The Indigenous Health in Pernambuco among workers at the Secretariat of Indigenous Health (SESAI), based on the perspective that Permanent Education of Indigenous Health Care should contribute to promote the dialogue between Western Medical System and Traditional Indigenous Health Systems. Thus, the general objective of this work is to explore how Permanent Education can contribute to the occurrence of intermedicality in The Indigenous Health in Pernambuco, promoting the dialogue between Western Medical System and Traditional Indigenous Health Systems. While the specific objectives are: a) to analyze how Permanent Education in the Indigenous Health is taking place in the Special Indigenous Health District (DSEI) of PE; b) to find out whether Permanent Education oh The Indigenous Health in PE recognizes critical interculturality in its actions; c) to identify possibilities of dialogue between the Western Medical System and the Traditional Indigenous Health Systems. The “methodophagic” theoretical foundation engages with the invitation of Ortiz Ocaña and Arias López (2019) to disobey the research methodology, in this case, based on the decolonial doing that assumes constitutive actions in the face of the dialectical hermeneutics represented by Minayo (2008) and cartographic links created by Rolnik (1987, 2019) and Oliveira and Paraíso (2012). The land is fertile in documents, norms and resolutions, ethnographic records, activities, events. In this movement, the result manifests itself in the “decoloniality of Care” (dis)engaged in the “decolonial turn” mainly from Mignolo (2009, 2010) and Walsh (2007, 2012, 2014), Freire (2014), Gadotti (2012), Rufino (2021), Krenak (2020), aiming to “create-with” possibilities for Permanent Education in Indigenous Health in PE, (pro)moting the stopping, thinking, looking, listening... when breaking with the mechanistic automatism and assuming the cultivation of the art of the encounter, even giving time and space to unlearn, relearn, learn. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Maria Eduarda Valois Spencer.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons