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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61913

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorZARIAS, Alexandre-
dc.contributor.authorSILVA, Artur Santos de Souza-
dc.date.accessioned2025-03-20T15:05:28Z-
dc.date.available2025-03-20T15:05:28Z-
dc.date.issued2024-08-20-
dc.identifier.citationSILVA, Artur Santos de Souza. O novo ensino médio e a profissionalidade docente: um estudo a partir dos professores de Sociologia da Educação Básica de Pernambuco. 2024. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61913-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo analisar em que medida as mudanças causadas pela implementação do Novo Ensino Médio, obrigatória a partir de 2022, alterou a profissionalidade docente dos professores de sociologia da Rede Estadual de Educação de Pernambuco. Para isso, foi realizada, primeiro, uma contextualização histórica, dos anos 1990 até 2023, dos fatores sociais e econômicos, que antecedem e fundamentam a Reforma do Ensino Médio, relacionado-a a um movimento global de subordinação da educação à economia neoliberal. Depois, para compreender como essa mudança curricular afeta objetivamente e subjetivamente os professores, realizou-se a aplicação de um questionário online, que obteve vinte e uma respostas, e oito entrevistas, também online, para aprofundar a percepção desses profissionais a respeito da sua nova realidade profissional, destacando as principais mudanças percebidas. Como lente analítica, foram utilizados os conceitos de profissionalidade docente, entendida como o conjunto de características e aspectos específicos da atividade docente, a partir da articulação entre a obrigação moral, o compromisso com a comunidade e a competência profissional; e identidade docente, para analisar a relação dos professores com as mudanças impostas e as perspectivas acerca da docência neste novo cenário. No fim, notou-se que a diminuição da carga horária e a criação de novos componentes curriculares foram as mudanças mais significativas, e a falta de participação dos professores nas discussões e decisões, a principal característica da implementação do Novo Ensino Médio no estado. Além disso, as mudanças ocasionadas pelo Novo Ensino Médio alteraram a profissionalidade docente dos professores de sociologia da Rede Estadual de Educação de Pernambuco na medida em que os professores utilizam estratégias para, dentro do determinado pelo currículo, expressar seus valores e pôr em prática suas pretensões como docentes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfissionalidade docentept_BR
dc.subjectNovo ensino médiopt_BR
dc.subjectProfessores de sociologiapt_BR
dc.titleO novo ensino médio e a profissionalidade docente : um estudo a partir dos professores de Sociologia da Educação Básica de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4467988901432894pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5482409611323174pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Servico Socialpt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation aims to analyze to what extent the changes caused by the implementation of the New High School Education, mandatory from 2022 onward, have altered the teacher professionality of sociology teachers in the State Education Network of Pernambuco. To achieve this, a historical contextualization was first conducted, covering the period from the 1990s to 2023, focusing on the social and economic factors preceding and underpinning the High School Reform, relating it to a global trend of subordinating education to neoliberal economics. Subsequently, in order to understand how this curricular change objectively and subjectively affects teachers, an online questionnaire was administered, resulting in twenty-one responses, and eight online interviews to deepen the perceptions of these professionals regarding their new professional reality, highlighting the main changes perceived. Analytically, the concepts of teacher professionality - understood as the set of characteristics and specific aspects of teaching activity, articulated through moral obligation, commitment to the community - and professional identity, were used to analyse the teachers' relation with the imposed changes and perspectives on teaching in this new scenario. Ultimately, it was observed that the reduction in workload and the creation of new curriculum components were the most significant changes, with the lack of teacher participation in discussions and decisions emerging as the principal characteristic of the New High School Education implementation in the state. Furthermore, the changes brought about by the New High School Education have altered the teacher professionality of sociology teachers in the State Education Network of Pernambuco, to the extent that teachers use strategies to, within what is determined by the curriculum, express their values and put their aspirations as teachers into practice.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Serviço Social

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