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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61913
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Título: | O novo ensino médio e a profissionalidade docente : um estudo a partir dos professores de Sociologia da Educação Básica de Pernambuco |
Autor(es): | SILVA, Artur Santos de Souza |
Palavras-chave: | Profissionalidade docente; Novo ensino médio; Professores de sociologia |
Data do documento: | 20-Ago-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Artur Santos de Souza. O novo ensino médio e a profissionalidade docente: um estudo a partir dos professores de Sociologia da Educação Básica de Pernambuco. 2024. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Esta dissertação tem como objetivo analisar em que medida as mudanças causadas pela implementação do Novo Ensino Médio, obrigatória a partir de 2022, alterou a profissionalidade docente dos professores de sociologia da Rede Estadual de Educação de Pernambuco. Para isso, foi realizada, primeiro, uma contextualização histórica, dos anos 1990 até 2023, dos fatores sociais e econômicos, que antecedem e fundamentam a Reforma do Ensino Médio, relacionado-a a um movimento global de subordinação da educação à economia neoliberal. Depois, para compreender como essa mudança curricular afeta objetivamente e subjetivamente os professores, realizou-se a aplicação de um questionário online, que obteve vinte e uma respostas, e oito entrevistas, também online, para aprofundar a percepção desses profissionais a respeito da sua nova realidade profissional, destacando as principais mudanças percebidas. Como lente analítica, foram utilizados os conceitos de profissionalidade docente, entendida como o conjunto de características e aspectos específicos da atividade docente, a partir da articulação entre a obrigação moral, o compromisso com a comunidade e a competência profissional; e identidade docente, para analisar a relação dos professores com as mudanças impostas e as perspectivas acerca da docência neste novo cenário. No fim, notou-se que a diminuição da carga horária e a criação de novos componentes curriculares foram as mudanças mais significativas, e a falta de participação dos professores nas discussões e decisões, a principal característica da implementação do Novo Ensino Médio no estado. Além disso, as mudanças ocasionadas pelo Novo Ensino Médio alteraram a profissionalidade docente dos professores de sociologia da Rede Estadual de Educação de Pernambuco na medida em que os professores utilizam estratégias para, dentro do determinado pelo currículo, expressar seus valores e pôr em prática suas pretensões como docentes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61913 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Serviço Social |
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