Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61922

Compartilhe esta página

Título: Sujeitos comuns, cultura marginalizada e a literatura contemporânea brasileira : um olhar acerca do espaço em contos de Marcelo Moutinho
Autor(es): RAPOSO, Juliano de Lima
Palavras-chave: Conto; Espaço; Literatura brasileira contemporânea; Marcelo Moutinho; Representação; Sujeito
Data do documento: 20-Dez-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: RAPOSO, Juliano de Lima. Sujeitos comuns, cultura marginalizada e a literatura contemporânea brasileira: um olhar acerca do espaço em contos de Marcelo Moutinho. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho tem como tema principal sujeitos comuns, cultura marginalizada e a literatura contemporânea brasileira: um olhar acerca do espaço em contos de Marcelo Moutinho. Os contos da obra em pesquisa serão analisados no campo dos Estudos Literários (Linha de Pesquisa 3: Perspectivas culturais, pós-coloniais e decoloniais). Nesse sentido, abordaremos temáticas que discorrem sobre as formas e relações de poder locais em textos literários, deslocamentos culturais e seus reflexos e embates na literatura brasileira e formação de identidades e das diversas localizações do sujeito enquanto indivíduo no mundo. Desse modo, os contos escolhidos para análise foram organizados de acordo com alguns critérios, como: estrutura e forma narrativa, estilo e linguagem, e temática; verificando como esses aspectos contribuem para a formação de uma literatura que procura representar os sujeitos e os costumes marginalizados - refere-se a práticas, valores, e modos de vida que são frequentemente desvalorizados, estigmatizados ou ignorados pelas estruturas hegemônicas da sociedade -, relacionando com o espaço, o qual será estudado como categoria espacial, mas também simbólica. As discussões e análises serão pautadas nos estudos de importantes teóricos, tais como: Alfredo Bosi (2002), Homi Bhabha (2003), Julio Cortázar (2006), Stuart Hall (2006), Ricardo Piglia (2004), Aníbal Quijano (2005 e 2006), Tzvetan Todorov (2013), Milton Santos (2020 e 2021), e Regina Dalcastagnè (2017). Dessa maneira, pretende-se compreender como os aspectos culturais e os indivíduos marginalizados são construídos pela visão de Marcelo Moutinho, e quais contribuições desse autor para o cenário literário brasileiro contemporâneo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61922
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Estudos Literários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Juliano de Lima Raposo.pdf752,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons