Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61930

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Mauricio Oliveira de-
dc.contributor.authorBARROS, Erison Rosa de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-03-20T18:12:30Z-
dc.date.available2025-03-20T18:12:30Z-
dc.date.issued2022-08-26-
dc.identifier.citationBARROS, Erison Rosa de Oliveira. Modelagem das tendências de mudança da terra como suporte ao controle territorial de faixas de domínio: um estudo aplicado em Pernambuco às rodovias BR-408, BR-104 E BR-101/PE. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61930-
dc.description.abstractEsta tese propõe um modelo para estudar as ocupações irregulares sobre as faixas de domínio de rodovias, a partir da sucessão de estados do uso e cobertura da solo do MapBiomas, a partir da agregação e desagregação de dados socioeconômicos, de infraestrutura e ambientais das áreas internas das faixas e marginais a rodovias. Com uma abordagem que se utiliza de técnicas aplicadas no monitoramento do desmatamento, mas que ainda não foram utilizadas para estudar o fenômeno das ocupações irregulares das faixas de domínio de rodovias. A pesquisa se utilizou de recortes espaço temporais que abrangem as rodovias BR-408, BR-104 e BR-101 em trechos que cortam o Estado de Pernambuco, no período dos anos de 2000, 2010 e 2018. Os modelo dinâmicos de simulação foram baseados na modelagem “Land Change Modeler (LCM)”via autômatos celulares, que permite mostrar o mapa de potencial de transição e resultados da simulação (projetado).Para o desenvolvimento do modelo adotou-se plugin do QGIS denominado de MOLUSCE (Modules for Land Use Change Evaluation). Os resultados do modelo proposto nas rodovias se mostraram-se satisfatórios quando comparados com o levantamento cadastral das ocupações irregulares realizados em 2018 pelo Programa PROFAIXA do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT. A metodologia de modelagem proposta para as ocupações irregulares sobre a faixa de domínio das rodovias possibilita criar cenários capazes de antecipar as ocupações irregulares (construções) nesses espaços. A contribuição da tese situa-se na criação de modelos para apoiar na proposição de políticas públicas e ações para fiscalizar de forma mais efetiva as áreas suscetíveis a ocupações irregulares.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectOcupações irregularespt_BR
dc.subjectFaixas de domínio de rodoviaspt_BR
dc.subjectLand Change Modelerpt_BR
dc.subjectAutômatos Celularespt_BR
dc.titleModelagem das tendências de mudança da terra como suporte ao controle territorial de faixas de domínio: um estudo aplicado em Pernambuco às rodovias BR-408, BR-104 E BR-101/PEpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8237482217038157pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0093267389008960pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxThis thesis proposes a model to study the irregular occupations on the domain strips of highways, based on the succession of states of land use and land cover of MapBiomas, from the aggregation and disaggregation of socioeconomic, infrastructure and environmental data of the internal areas of the strips and marginal areas of highways. With an approach that uses techniques applied in monitoring deforestation, but that have not yet been used to study the phenomenon of irregular occupations of the domain strips of highways. The research used space-time clippings that cover the highways BR-408, BR- 104 and BR-101 in sections that cut through the state of Pernambuco, in the period of the years 2000, 2010 and 2018. The dynamic simulation models were based on the "Land Change Modeler (LCM)" modeling via cellular automata, which allows showing the potential transition map and simulation results (projected). For the development of the model we adopted a QGIS plugin called MOLUSCE (Modules for Land Use Change Evaluation). The results of the proposed model on the highways proved satisfactory when compared to the cadastral survey of irregular occupations conducted in 2018 by the PROFAIXA Program of the National Department of Transportation Infrastructure - DNIT. The modeling methodology proposed for irregular occupations on the domain strip of highways makes it possible to create scenarios capable of anticipating irregular occupations (constructions) in these spaces. The contribution of the thesis lies in the creation of models to support the proposition of public policies and actions to supervise more effectively the areas susceptible to irregular occupations.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Erison Rosa De Oliveira Barros.pdf22,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons