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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61930
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Título: | Modelagem das tendências de mudança da terra como suporte ao controle territorial de faixas de domínio: um estudo aplicado em Pernambuco às rodovias BR-408, BR-104 E BR-101/PE |
Autor(es): | BARROS, Erison Rosa de Oliveira |
Palavras-chave: | Ocupações irregulares; Faixas de domínio de rodovias; Land Change Modeler; Autômatos Celulares |
Data do documento: | 26-Ago-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | BARROS, Erison Rosa de Oliveira. Modelagem das tendências de mudança da terra como suporte ao controle territorial de faixas de domínio: um estudo aplicado em Pernambuco às rodovias BR-408, BR-104 E BR-101/PE. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Esta tese propõe um modelo para estudar as ocupações irregulares sobre as faixas de domínio de rodovias, a partir da sucessão de estados do uso e cobertura da solo do MapBiomas, a partir da agregação e desagregação de dados socioeconômicos, de infraestrutura e ambientais das áreas internas das faixas e marginais a rodovias. Com uma abordagem que se utiliza de técnicas aplicadas no monitoramento do desmatamento, mas que ainda não foram utilizadas para estudar o fenômeno das ocupações irregulares das faixas de domínio de rodovias. A pesquisa se utilizou de recortes espaço temporais que abrangem as rodovias BR-408, BR-104 e BR-101 em trechos que cortam o Estado de Pernambuco, no período dos anos de 2000, 2010 e 2018. Os modelo dinâmicos de simulação foram baseados na modelagem “Land Change Modeler (LCM)”via autômatos celulares, que permite mostrar o mapa de potencial de transição e resultados da simulação (projetado).Para o desenvolvimento do modelo adotou-se plugin do QGIS denominado de MOLUSCE (Modules for Land Use Change Evaluation). Os resultados do modelo proposto nas rodovias se mostraram-se satisfatórios quando comparados com o levantamento cadastral das ocupações irregulares realizados em 2018 pelo Programa PROFAIXA do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT. A metodologia de modelagem proposta para as ocupações irregulares sobre a faixa de domínio das rodovias possibilita criar cenários capazes de antecipar as ocupações irregulares (construções) nesses espaços. A contribuição da tese situa-se na criação de modelos para apoiar na proposição de políticas públicas e ações para fiscalizar de forma mais efetiva as áreas suscetíveis a ocupações irregulares. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61930 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Engenharia Civil |
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