Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61950

Compartilhe esta página

Título: "Fecundas, imensas e ocupadas, mãos laboriosas...”: os múltiplos trabalhos das canavieiras e sua contribuição à sobrevivência da classe trabalhadora rural (Zona da Mata Sul de Pernambuco, anos 1970)
Autor(es): SIQUEIRA, Renata Borba Cahú
Palavras-chave: Trabalho; Canavieiras; Plantação
Data do documento: 27-Mai-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SIQUEIRA, Renata Borba Cahú. "Fecundas, imensas e ocupadas, mãos laboriosas...”: os múltiplos trabalhos das canavieiras e sua contribuição à sobrevivência da classe trabalhadora rural (Zona da Mata Sul de Pernambuco, anos 1970). 2024. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A presente tese estuda os múltiplos trabalhos das canavieiras e a contribuição destas à sobrevivência da classe assalariada rural, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, nos anos de 1970. O sistema de plantação, no qual estavam inseridos os trabalhadores e trabalhadoras do açúcar, impôs aos mesmos, para além das adversidades próprias da exploração capitalista, condições de existência precárias. No recorte temporal da presente pesquisa, os incentivos do Estado à agroindústria sucroalcooleira foram intensos. Com a criação do Programa Nacional do Álcool (Proálcool, 1975), houve um aumento da pauperização dos trabalhadores devido, entre outras causas, à perda dos sítios para a expansão monocultora da cana-de-açúcar. Somava-se a essa realidade o período autoritário (1964-1985) e as consequências advindas dessa “longa noite”: agravamento da violência; perseguições políticas; intervenções em sindicatos; achatamento salarial. Foi nesse contexto de “exploração e miséria”, com parcos recursos monetários, e em uma época de reduzidas políticas públicas voltadas ao auxílio dos assalariados rurais, que as canavieiras atuaram. Trabalharam nas plantações, semeando, cortando cana, limpando mato e em muitas outras atividades. Intentamos demonstrar, como escreveu Cora Coralina, que foi através das “fecundas, imensas e ocupadas, mãos laboriosas...” das trabalhadoras rurais que foi possível a manutenção, mesmo em condições adversas, da vida. A presente pesquisa foi pautada pela análise de fontes primárias, processos trabalhistas da Junta de Conciliação e Julgamento de Catende e Palmares; além das Atas do Instituto do Açúcar e do Álcool, as séries históricas do IBGE; os Diários do Congresso Nacional, a Legislação Trabalhistas, entre outras.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61950
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Renata Borba Cahú Siqueira.pdf3,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons