Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61963
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANDRADE, Maurício Oliveira de | - |
dc.contributor.author | CAVALCANTI, Marilia Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-24T18:51:35Z | - |
dc.date.available | 2025-03-24T18:51:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-30 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTI, Marilia Pereira. O potencial do mobility-as-a-service como facilitador de acesso a aeroportos. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61963 | - |
dc.description.abstract | Com os avanços tecnológicos, o transporte aéreo tem se tornado cada vez mais acessível. Se por um lado o transporte aéreo assegura deslocamentos em curto espaço de tempo, por outro, muitos aeroportos situam-se afastados das regiões centrais das grandes cidades. Muitos aeroportos são acessíveis por uma diversidade de modos, tais como: carros particulares, táxis, trens, metrô, ônibus, ônibus dedicados, limusines e ônibus de longa distância. No entanto, se esses deslocamentos não forem convenientes, práticos, dinâmicos e regulares, além de eficientes em custos e tempos de viagem, podem causar dificuldades aos viajantes. A mobilidade nas cidades está mudando, as tecnologias da informação e comunicação têm gerado inovações nos modelos de negócios em mobilidade com diversas funcionalidades. Como evolução dessas alternativas tecnológicas, surgiu na Finlândia, em 2014, o conceito de mobilidade como serviço (Mobility-as-a-Service ou MaaS). O MaaS funciona como integrador das diversas alternativas de meios de transporte públicos ou privados, possibilitando que o usuário planeje, agende e pague sua viagem por meio de um mesmo aplicativo, em sistema de pay-as-you-go ou através de inscrições mensais. Muitas empresas no mundo estão focando no MaaS como uma forma de facilitar os deslocamentos das pessoas. Além disso, estão oferecendo serviços assemelhados ao MaaS para aeroportos. Dentre elas, pode-se citar a SHOTL, a Lyko e a Empresa aérea do Japão, ANA. Na literatura acadêmica, é evidente uma carência de investigações que abordem a influência do MaaS no contexto do transporte aéreo. A presente pesquisa visa aferir o potencial impacto do MaaS no setor de transporte aéreo, utilizando um enfoque que combina uma análise de informações provenientes de empresas envolvidas na prestação ou utilização de serviços de transporte terrestre para aeroportos, juntamente com a aplicação de um questionário destinado a avaliar a receptividade dos passageiros em relação a soluções de mobilidade MaaS. Os resultados derivados da pesquisa revelaram que a taxa de aceitação da plataforma MaaS entre os participantes atingiu a expressiva marca de 76,95%. Paralelamente, foi conduzida uma análise aprofundada a fim de caracterizar o perfil do usuário disposto a adotar uma integração entre o transporte aéreo e terrestre. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mobility-as-a-service | pt_BR |
dc.subject | Aeroportos | pt_BR |
dc.subject | Transporte integrado | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.title | O potencial do mobility-as-a-service como facilitador de acesso a aeroportos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9694105710913919 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0093267389008960 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.description.abstractx | With technological advances, air transport has become increasingly accessible. Air transport on the one hand ensures travel in a short time, but many airports are far from the central regions of large cities. Many airports are accessible by modes, such as private cars, taxis, trains, subways, buses, shuttles, limousines, and long-distance buses. However, if these trips are not convenient, practical, dynamic, and regular, as well as efficient in costs and travel times, they can cause difficulties for travelers. Mobility in cities is changing, and information and communication technologies have generated innovations in business models with various features. As an evolution of these technological alternatives, Mobility as a service (or MaaS) emerged in Finland in 2014. MaaS works as an integrator of the various alternatives of public or private transportation, allowing the user to plan, schedule, and pay for their trip through the same application, in a pay-as-you-go system, or through monthly registrations. Many companies around the world are focusing on MaaS as a way to make it easier for people to move around. In addition, they are offering MaaS-like services for airports. We can mention SHOTL, Lyko, and apanese Airline, ANA. In the academic literature, a lack of investigations is evident that address the influence of MaaS in the context of air transport. This research aims to assess the potential impact of MaaS in the air transport sector, using an approach that combines an analysis of information from companies involved in the provision or use of land transport services to airports, together with the application of a questionnaire to assess the receptivity of passengers to MaaS mobility solutions. The results derived from the research revealed that the acceptance rate of the Maas platform among the participants reached the expressive mark of 76.95%. In parallel, an in-depth analysis was conducted to characterize the users’ willingness to integrate air and land transport. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Marilia Pereira Cavalcanti.pdf | 3,35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons