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Título : O potencial do mobility-as-a-service como facilitador de acesso a aeroportos
Autor : CAVALCANTI, Marilia Pereira
Palabras clave : Mobility-as-a-service; Aeroportos; Transporte integrado; Mobilidade urbana
Fecha de publicación : 30-oct-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : CAVALCANTI, Marilia Pereira. O potencial do mobility-as-a-service como facilitador de acesso a aeroportos. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Com os avanços tecnológicos, o transporte aéreo tem se tornado cada vez mais acessível. Se por um lado o transporte aéreo assegura deslocamentos em curto espaço de tempo, por outro, muitos aeroportos situam-se afastados das regiões centrais das grandes cidades. Muitos aeroportos são acessíveis por uma diversidade de modos, tais como: carros particulares, táxis, trens, metrô, ônibus, ônibus dedicados, limusines e ônibus de longa distância. No entanto, se esses deslocamentos não forem convenientes, práticos, dinâmicos e regulares, além de eficientes em custos e tempos de viagem, podem causar dificuldades aos viajantes. A mobilidade nas cidades está mudando, as tecnologias da informação e comunicação têm gerado inovações nos modelos de negócios em mobilidade com diversas funcionalidades. Como evolução dessas alternativas tecnológicas, surgiu na Finlândia, em 2014, o conceito de mobilidade como serviço (Mobility-as-a-Service ou MaaS). O MaaS funciona como integrador das diversas alternativas de meios de transporte públicos ou privados, possibilitando que o usuário planeje, agende e pague sua viagem por meio de um mesmo aplicativo, em sistema de pay-as-you-go ou através de inscrições mensais. Muitas empresas no mundo estão focando no MaaS como uma forma de facilitar os deslocamentos das pessoas. Além disso, estão oferecendo serviços assemelhados ao MaaS para aeroportos. Dentre elas, pode-se citar a SHOTL, a Lyko e a Empresa aérea do Japão, ANA. Na literatura acadêmica, é evidente uma carência de investigações que abordem a influência do MaaS no contexto do transporte aéreo. A presente pesquisa visa aferir o potencial impacto do MaaS no setor de transporte aéreo, utilizando um enfoque que combina uma análise de informações provenientes de empresas envolvidas na prestação ou utilização de serviços de transporte terrestre para aeroportos, juntamente com a aplicação de um questionário destinado a avaliar a receptividade dos passageiros em relação a soluções de mobilidade MaaS. Os resultados derivados da pesquisa revelaram que a taxa de aceitação da plataforma MaaS entre os participantes atingiu a expressiva marca de 76,95%. Paralelamente, foi conduzida uma análise aprofundada a fim de caracterizar o perfil do usuário disposto a adotar uma integração entre o transporte aéreo e terrestre.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61963
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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