Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62014
Compartilhe esta página
Título: | A formação na licenciatura em artes visuais da UFPE no contexto da pandemia |
Autor(es): | SILVA, Patrícia Correia Vilela da |
Palavras-chave: | Formação Docente; Artes Visuais; Educação; Tecnologia; Pandemia |
Data do documento: | 8-Ago-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Patrícia Correia Vilela da. A formação na licenciatura em artes visuais da ufpe no contexto da Pandemia. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)– Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Tendo em vista que a pandemia mudou nossos hábitos influenciando em todos os aspectos do nosso cotidiano principalmente na educação esta pesquisa investigou a formação do professor de Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco, a fim de compreender as (re)invenções e práticas vivenciadas na formação inicial no período da pandemia. Para tanto, foi necessário identificar os componentes curriculares, obrigatórios e eletivos, oferecidos remotamente na Licenciatura em Artes Visuais no contexto pandêmico (2020 - 2021) e compreender o que coordenação e docentes atuantes nos componentes curriculares elencados, experienciaram no ensino remoto, identificando as transformações, (re)invenções e (re)organizações das práticas vivenciadas remotamente na Licenciatura em Artes Visuais a partir da fala dos docentes, de observações e dos materiais por eles disponibilizados. Sendo assim, realizou-se uma pesquisa através do procedimento bibliográfico, documental e de pesquisa de campo com caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa. Diante disso, constatamos que a continuação das aulas por meio do ensino remoto foi acatada após várias reuniões com toda a comunidade acadêmica tendo-se criado um calendário suplementar facultativo, 2020.3 gerando para coordenação e para os docentes da licenciatura em Artes Visuais dificuldades iniciais com a oferta de componentes curriculares práticos, mas que foram contornados e os docentes conseguiram se adaptar ao momento atuando com autonomia. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62014 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Patricia Correia Vilela da Silva.pdf | 6,77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons