Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62025

Compartilhe esta página

Título: Formação de professores, ensino inclusivo e alunos surdos: um estudo com licenciandos de matemática a partir do uso de jogos numa perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem
Autor(es): SILVA, Thaize de Lima da
Palavras-chave: Ensino Matemático Inclusivo; Surdez; Desenho Universal para Aprendizagem; Formação de professores
Data do documento: 14-Fev-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Thaize de Lima da. Formação de professores, ensino inclusivo e alunos surdos: um estudo com licenciandos de matemática a partir do uso de jogos numa perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Os debates feitos na academia sobre a necessidade de uma formação de professores mais voltada à educação inclusiva, especificamente, do ensino de Matemática para alunos surdos, demandam uma compreensão sobre a formação desses profissionais que reconheçam as especificidades dos alunos e suas formas de aprender. A necessidade de o professor conhecer as diferenças entre seus alunos e desenvolver em sala de aula práticas para que todos aprendam, nos provocaram e foram elementos geradores de nossas inquietações. Por isso, nos propomos discutir o uso do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) que, aliado aos jogos matemáticos, podem contribuir para o ensino e a aprendizagem de Matemática de maneira colaborativa. Disto surgiu a nossa questão de pesquisa: de que maneira licenciandos em Matemática desenvolvem, por meio de jogos em uma perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem, o ensino de Matemática inclusivo para trabalhar com alunos surdos? Com essa indagação tecemos como objetivo geral: compreender, a partir do desenvolvimento de propostas de ensino de matemática inclusivo com alunos surdos, o uso de jogos em uma perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem com licenciandos em Matemática. Para dar conta desse objetivo geral traçamos três objetivos específicos: i) Identificar como licenciandos do curso de Matemática pensam o trabalho com alunos surdos em sala de aula regular em relação ao ensino de conteúdos matemáticos;ii) Analisar o desenvolvimento dos licenciandos, sobre a utilização de jogos matemáticos inclusivos pautados na perspectiva do DUA; iii) Refletir a importância de momentos formativos e as ações desenvolvidas pelos licenciandos para o ensino de matemática inclusivo com alunos surdos. A metodologia da pesquisa teve uma abordagem qualitativa; em relação aos seus objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva e explicativa e sobre os procedimentos foi vivenciada como pesquisa- ação. Para a coleta e produção dos dados, utilizamos dois questionários que foram aplicados durante um minicurso, que foi oferecido pela pesquisadora e terá como participantes licenciados em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agresteque se enquadram nos critérios de inclusão da pesquisa. Além das respostas aos questionários foram analisados os jogos matemáticos desenvolvidos por eles e apresentados no último encontro do minicurso, fruto da vivência de estudo e acompanhamento quanto a suas adaptações de acordo com os fundamentos do Desenho Universal para Aprendizagem. Considerando os resultados da pesquisa, pode-se concluir que discussões, como minicursos e experiências promovidas pelo curso de licenciatura em Matemática podem contribuir para maior segurança e conhecimento dos futuros professores para atuar em salas de aulas com aluno surdos e ouvintes. Para isso, o Desenho Universal para Aprendizagem unido aos jogos matemáticos, trabalhados durante o minicurso, mostrou ser uma ferramenta de apoio ao professor na busca do ensino de matemática inclusivo, por poder promover o aprendizado e a interação entre os alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62025
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Thaize de Lima da Silva.pdf3,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons