Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62055
Compartilhe esta página
Título: | ARQUITETURA DO BRINCAR E DESENVOLVER: Proposta de Centro de Referência em Neurodesenvolvimento Infantil |
Autor(es): | MELO, Jaqueline Francis de Lima |
Palavras-chave: | Arquitetura Sensorial; Centro de Desenvolvimento Infantil; Transtornos do Neurodesenvolvimento |
Data do documento: | 29-Set-2023 |
Citação: | MELO, Jaqueline Francis de Lima. ARQUITETURA DO BRINCAR E DESENVOLVER: Proposta de Centro de Referência em Neurodesenvolvimento Infantil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O presente trabalho é uma proposta arquitetônica a nível de Anteprojeto de um Centro de Referência em Neurodesenvolvimento Infantil, com foco em atendimento multidisciplinar para crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento baseado nos princípios da arquitetura sensorial. Foi idealizado a partir da identificação do déficit de equipamentos públicos que ofereçam infraestrutura física e organizacional adequada às necessidades específicas desse público, além da importância do equipamento para o tratamento precoce que permitirá a melhoria na qualidade de vida durante o desenvolvimento infantil. O Anteprojeto resultou em uma proposta que visa integrar os espaços através da arquitetura sensorial, estabelecendo diretrizes projetuais focadas em desenvolver habilidades das crianças, com terapias multidisciplinares e a experienciação do lugar através dos estímulos gerados por estratégias sensoriais abordadas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62055 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Jaqueline Francis de Lima Melo.pdf | 11,78 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons