Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62064

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVasconcelos, Raíra Costa Maia de-
dc.contributor.authorSilva, Antônio Vítor Santos da-
dc.date.accessioned2025-04-01T17:15:35Z-
dc.date.available2025-04-01T17:15:35Z-
dc.date.issued2024-10-22-
dc.date.submitted2025-04-01-
dc.identifier.citationSilva, Antônio Vítor Santos da. Leitura na sala de aula: a literatura nos/para os anos finais do ensino fundamental e a formação literária na BNCC. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Letras-Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62064-
dc.description.abstractO presente trabalho investiga o ensino de literatura nos anos finais do Ensino Fundamental, com foco na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas orientações. Partindo de uma revisão bibliográfica (Eagleton, 2019; Jakobson, 2010; Derrida, 1992) e de uma análise documental, discute-se a relação entre literatura e letramento literário (Cosson, 2006), explorando como a leitura de textos literários pode contribuir para a formação de leitores. A pesquisa aborda o potencial da literatura juvenil como ferramenta de letramento, considerando tanto as tradições impressas quanto as inovações digitais, e propõe práticas pedagógicas baseadas na sequência expandida de Cosson (2006), adaptada para essa etapa de ensino. Também são discutidos os desafios enfrentados pelos educadores na implementação dessas práticas, especialmente em contextos escolares que priorizam abordagens pragmáticas. Esta pesquisa visa destacar a importância de integrar o prazer estético da leitura com o desenvolvimento de competências leitoras, promovendo uma formação mais ampla e significativa dos alunos.pt_BR
dc.format.extent50 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectEducação fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.titleLeitura na sala de aula: a literatura nos/para os anos finais do ensino fundamental e a formação literária na BNCCpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6899229408034341pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1209538703147242pt_BR
dc.description.abstractxThis study investigates the teaching of literature in the final years of elementary education, focusing on the Brazilian National Common Core Curriculum (BNCC) and its guidelines. Based on a bibliographic review (Eagleton, 2019; Jakobson, 2010; Derrida, 1992) and a documental analysis, it discusses the relationship between literature and literary literacy (Cosson, 2006), exploring how reading literary texts can contribute to the formation of readers. The research examines the potential of juvenile literature as a literacy tool, considering both printed traditions and digital innovations, and proposes pedagogical practices based on Cosson’s “expanded sequence” (2006). It also addresses the challenges educators face in implementing these practices, particularly in school contexts that prioritize pragmatic approaches. This study aims to highlight the importance of integrating the aesthetic pleasure of reading with the development of reading skills, fostering a broader and more meaningful formation of students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Antônio Vítor Santos da Silva.pdf401,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons