Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62069
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro | - |
dc.contributor.author | FRANÇA, Alice Silva de Sena | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-01T21:37:29Z | - |
dc.date.available | 2025-04-01T21:37:29Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-01 | - |
dc.date.submitted | 2025-03-11 | - |
dc.identifier.citation | FRANCA, Alice. A contribuição da educação infantil para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62069 | - |
dc.description.abstract | Este artigo é resultado de uma pesquisa elaborada para investigar as contribuições da educação infantil para as crianças autistas. O objetivo geral foi analisar os benefícios da inclusão e da participação da criança autista na fase da educação infantil e refletir sobre os entraves que ainda interferem neste processo. Nosso referencial teórico se baseou em autores que abordam sobre a temática do autismo, assim como teóricos voltados para a área da educação que abordam o autismo no contexto escolar, foram citadas também, leis que fundamentam e regularizam a inclusão nas escolas. A metodologia foi de abordagem qualitativa e para a pesquisa, realizou-se uma revisão bibliográfica, a partir de artigos contidos nas bases de dados Google Acadêmico e Scielo, analisando as produções de 2015 a 2023 sobre o tema. Buscou-se utilizar pesquisas que tivessem sido realizadas através de estudos de caso, já que neste trabalho foi buscado evidenciar o desenvolvimento da criança autista e os entraves que não permite a educação ser de fato inclusiva. Os estudos mostram que ainda há entraves que são relevantes para a continuação do quadro, assim como foi possível evidenciar que, após estímulos necessários, é possível perceber progresso no desenvolvimento da criança autista na educação infantil. | pt_BR |
dc.format.extent | 24p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.title | A contribuição da educação infantil para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8184241806018173 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Alice Silva de Sena França.pdf | 645,82 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons