Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62069

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro-
dc.contributor.authorFRANÇA, Alice Silva de Sena-
dc.date.accessioned2025-04-01T21:37:29Z-
dc.date.available2025-04-01T21:37:29Z-
dc.date.issued2024-10-01-
dc.date.submitted2025-03-11-
dc.identifier.citationFRANCA, Alice. A contribuição da educação infantil para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62069-
dc.description.abstractEste artigo é resultado de uma pesquisa elaborada para investigar as contribuições da educação infantil para as crianças autistas. O objetivo geral foi analisar os benefícios da inclusão e da participação da criança autista na fase da educação infantil e refletir sobre os entraves que ainda interferem neste processo. Nosso referencial teórico se baseou em autores que abordam sobre a temática do autismo, assim como teóricos voltados para a área da educação que abordam o autismo no contexto escolar, foram citadas também, leis que fundamentam e regularizam a inclusão nas escolas. A metodologia foi de abordagem qualitativa e para a pesquisa, realizou-se uma revisão bibliográfica, a partir de artigos contidos nas bases de dados Google Acadêmico e Scielo, analisando as produções de 2015 a 2023 sobre o tema. Buscou-se utilizar pesquisas que tivessem sido realizadas através de estudos de caso, já que neste trabalho foi buscado evidenciar o desenvolvimento da criança autista e os entraves que não permite a educação ser de fato inclusiva. Os estudos mostram que ainda há entraves que são relevantes para a continuação do quadro, assim como foi possível evidenciar que, após estímulos necessários, é possível perceber progresso no desenvolvimento da criança autista na educação infantil.pt_BR
dc.format.extent24p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectinclusão escolarpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.titleA contribuição da educação infantil para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8184241806018173pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionaispt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Alice Silva de Sena França.pdf645,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons