Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62075
Compartilhe esta página
Título: | Fatores que influenciam o uso do transporte público na Região Metropolitana do Recife : uma análise por Modelagem de Equações Estruturais |
Autor(es): | CARDOZO, Rodrigo Juan Martins |
Palavras-chave: | Transporte Público; Equações Estruturais; Região Metropolitana do Recife |
Data do documento: | 27-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | CARDOZO, Rodrigo Juan Martins. Fatores que influenciam o uso do transporte público na Região Metropolitana do Recife: uma análise por Modelagem de Equações Estruturais. 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | A Região Metropolitana do Recife (RMR), maior do Nordeste, enfrenta desafios no transporte público, agravados pela pandemia da COVID-19, que intensificou a queda na demanda e a deterioração da qualidade do serviço. O Sistema Estrutural Integrado (SEI), composto por ônibus e metrô, sofre com a redução de passageiros e a crescente preferência por transportes individuais, como aplicativos de carro e moto, ameaçando sua eficiência e sustentabilidade. Este estudo investiga os fatores que influenciam o uso do transporte público na RMR, com foco na rede, eficiência, qualidade e competitividade entre modos, utilizando a Modelagem de Equações Estruturais (SEM) para analisar relações diretas e indiretas entre variáveis. A hipótese central é que um sistema de transporte público bem planejado, eficiente e de qualidade pode aumentar sua atratividade, reduzindo a dependência de modais individuais e promovendo uma mobilidade urbana mais sustentável e equitativa. Os resultados indicam que a eficiência e a qualidade são fatores-chave para a escolha dos usuários, com relações inversas observadas entre o transporte público e os aplicativos de carro e moto. Além disso, o estudo destaca a importância de políticas públicas que fortaleçam o transporte coletivo, que se alinhem ao Paradigma da Mobilidade Sustentável, para reduzir emissões de gases de efeito estufa e promover inclusão social. A falta de integração entre os municípios da RMR no âmbito do Grande Recife Consórcio de Transportes (GRCT) é um desafio crítico, gerando fragmentação e concorrência com serviços municipais informais. Para promover uma mobilidade sustentável, é essencial fortalecer a rede de transporte público, melhorando aspectos como pontualidade, conforto e segurança, e ampliar a cooperação inter federativa. Conclui-se que investimentos em eficiência e qualidade são fundamentais para tornar o transporte público mais competitivo e atrativo, contribuindo para uma mobilidade urbana mais sustentável e inclusiva. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62075 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rodrigo Juan Martins Cardozo.pdf | 4,51 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons