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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62083
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Título: | Sistemas de bicicletas compartilhadas nas Américas: análise dos fatores determinantes do sucesso ou fracasso |
Autor(es): | MOURA, Rafael Amorim Viana de |
Palavras-chave: | Bicicleta compartilhada; Américas; Sucesso; Fracasso |
Data do documento: | 4-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | MOURA, Rafael Amorim Viana de. Sistemas de bicicletas compartilhadas nas Américas: análise dos fatores determinantes do sucesso ou fracasso. 2025. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O primeiro sistema de bicicletas compartilhadas surgiu em Amsterdã na década de 1960, mas enfrentou dificuldades devido à falta de segurança e controle. Nas Américas, as bicicletas compartilhadas surgiram mais recentemente, a partir dos anos 1990, com Portland, Estados Unidos, pioneira em 1994. Até junho de 2023, dos 781 sistemas registrados, 359 foram encerrados, 266 permanecem em operação, 89 estavam em planejamento, 51 nunca foram inaugurados, e 16 encontravam-se temporariamente fechados. Diante do crescente número de sistemas fracassados e da menor atenção dada a esses casos, esta Tese investiga os fatores determinantes para o sucesso ou fracasso dos sistemas de bicicletas compartilhadas nas Américas, considerando suas distintas realidades urbanas, sociais e econômicas. Adotando uma abordagem inovadora em escala continental, a pesquisa analisa a diversidade de contextos regionais, culturais e operacionais, contrastando sistemas ativos e encerrados. A metodologia foi estruturada em três etapas principais. Primeiramente, foi elaborado um marco teórico abrangente, explorando a evolução histórica e tecnológica dos sistemas de bicicletas compartilhadas, bem como sua adaptação durante a pandemia da COVID-19. Em seguida, realizou-se a coleta e análise de dados a partir de fontes públicas e abertas, abrangendo variáveis demográficas, socioeconômicas, de mobilidade urbana, climáticas, topográficas e operacionais, culminando na construção de dois bancos de dados: BD1 (n=576) e BD2 (n=217). Por fim, foram aplicadas modelagens mistas, utilizando técnicas como fator de inflação de variância (VIF), análise de componentes principais (PCA), regressões logit e clusterização K-means, permitindo identificar padrões e relações entre variáveis e sistemas analisados. Os resultados apontam que fatores como o modelo operacional (com estações, fluxo livre ou outros) são cruciais para a sustentabilidade dos sistemas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62083 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Engenharia Civil |
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