Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62103

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSENA, Sandro Márcio Moura de-
dc.contributor.authorSILVA, Alécio de Andrade-
dc.date.accessioned2025-04-02T20:20:18Z-
dc.date.available2025-04-02T20:20:18Z-
dc.date.issued2024-04-29-
dc.identifier.citationSILVA, Alecio de Andrade. Theatrum mundi: uma ontologia do cotidiano. 2024. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62103-
dc.description.abstractNessa dissertação analisamos a tese da teatralidade do mundo na obra do filósofo brasileiro Evaldo Coutinho. A partir de suas obras O Espaço da Arquitetura (1970) e A Artisticidade do Ser (1987) defendemos uma concepção ontológica de Teatro por meio da qual o mundo é um palco onde a peça da vida se apresenta. Quais são as consequências dessa concepção? O cotidiano ganha importância filosófica porque todas as ações humanas são descritas por meio de um sistema filosófico único. Trata-se do solipsismo inclusivo que tem o eu criador como substância fundamental para existenciar ou criar o mundo fisionômico. Desse modo, a própria realidade é artística e a morte assume uma dimensão universal porque é a passagem do Ser para o Não-ser. A segunda consequência, que decorre da primeira, é que a peça da vida expressa um caráter trágico da existência. O eu criador sabe de sua condição, do desfecho da peça e de suas implicações ontológicas, mesmo assim ele está condenado por sua própria natureza a seguir o roteiro. Ao defendermos essa concepção ontológica da tese da teatralidade, trouxemos para o debate filosófico uma parte central e ainda pouco estudada da obra de Evaldo Coutinho que diz respeito à relação entre ontologia e estética. Desse modo, nos foi possível apresentar um pensamento original que contempla as experiências cotidianas sem perder o rigor de sistema filosófico.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectEu criadorpt_BR
dc.subjectMundo fisionômicopt_BR
dc.subjectSolipsismo inclusivopt_BR
dc.subjectTeatralidadept_BR
dc.titleTheatrum mundi: uma ontologia do cotidianopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coAQUINO, Thiago André Moura de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9623722203219567pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4020907438721922pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Filosofiapt_BR
dc.description.abstractxIn this dissertation we analyze the thesis of the theatricality of the world in the work of the Brazilian philosopher Evaldo Coutinho. From his works O Espaço da Arquitetura (1970) and A Artisticidade do Ser (1987) we defend an ontological conception of Theater through which the world is a stage where the play of life takes place. What are the consequences of this conception? The everyday gains philosophical importance because all human actions are described through a single philosophical system. It is the inclusive solipsism that has the creative self as the fundamental substance to exist or create the physiognomic world. In this way, reality itself is artistic and death assumes a universal dimension because it is the passage from Being to Non-being. The second consequence, which stems from the first, is that the play of life expresses a tragic character of existence. The creative self knows its condition, the outcome of the play and its ontological implications, yet it is condemned by its very nature to follow the script. By defending this ontological conception of the thesis of theatricality, we brought to the philosophical debate a central and still little studied part of Evaldo Coutinho's work that concerns the relationship between ontology and aesthetics. In this way, it was possible for us to present an original thought that contemplates everyday experiences without losing the rigor of a philosophical system.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9890269097399161pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Alecio de Andrade Silva.pdf666,81 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons