Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62103
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SENA, Sandro Márcio Moura de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Alécio de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-02T20:20:18Z | - |
dc.date.available | 2025-04-02T20:20:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Alecio de Andrade. Theatrum mundi: uma ontologia do cotidiano. 2024. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62103 | - |
dc.description.abstract | Nessa dissertação analisamos a tese da teatralidade do mundo na obra do filósofo brasileiro Evaldo Coutinho. A partir de suas obras O Espaço da Arquitetura (1970) e A Artisticidade do Ser (1987) defendemos uma concepção ontológica de Teatro por meio da qual o mundo é um palco onde a peça da vida se apresenta. Quais são as consequências dessa concepção? O cotidiano ganha importância filosófica porque todas as ações humanas são descritas por meio de um sistema filosófico único. Trata-se do solipsismo inclusivo que tem o eu criador como substância fundamental para existenciar ou criar o mundo fisionômico. Desse modo, a própria realidade é artística e a morte assume uma dimensão universal porque é a passagem do Ser para o Não-ser. A segunda consequência, que decorre da primeira, é que a peça da vida expressa um caráter trágico da existência. O eu criador sabe de sua condição, do desfecho da peça e de suas implicações ontológicas, mesmo assim ele está condenado por sua própria natureza a seguir o roteiro. Ao defendermos essa concepção ontológica da tese da teatralidade, trouxemos para o debate filosófico uma parte central e ainda pouco estudada da obra de Evaldo Coutinho que diz respeito à relação entre ontologia e estética. Desse modo, nos foi possível apresentar um pensamento original que contempla as experiências cotidianas sem perder o rigor de sistema filosófico. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cotidiano | pt_BR |
dc.subject | Eu criador | pt_BR |
dc.subject | Mundo fisionômico | pt_BR |
dc.subject | Solipsismo inclusivo | pt_BR |
dc.subject | Teatralidade | pt_BR |
dc.title | Theatrum mundi: uma ontologia do cotidiano | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | AQUINO, Thiago André Moura de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9623722203219567 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4020907438721922 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Filosofia | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this dissertation we analyze the thesis of the theatricality of the world in the work of the Brazilian philosopher Evaldo Coutinho. From his works O Espaço da Arquitetura (1970) and A Artisticidade do Ser (1987) we defend an ontological conception of Theater through which the world is a stage where the play of life takes place. What are the consequences of this conception? The everyday gains philosophical importance because all human actions are described through a single philosophical system. It is the inclusive solipsism that has the creative self as the fundamental substance to exist or create the physiognomic world. In this way, reality itself is artistic and death assumes a universal dimension because it is the passage from Being to Non-being. The second consequence, which stems from the first, is that the play of life expresses a tragic character of existence. The creative self knows its condition, the outcome of the play and its ontological implications, yet it is condemned by its very nature to follow the script. By defending this ontological conception of the thesis of theatricality, we brought to the philosophical debate a central and still little studied part of Evaldo Coutinho's work that concerns the relationship between ontology and aesthetics. In this way, it was possible for us to present an original thought that contemplates everyday experiences without losing the rigor of a philosophical system. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9890269097399161 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Filosofia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Alecio de Andrade Silva.pdf | 666,81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons