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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62141
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Título : | O ensino de história entre consensos e dissensos : relação entre formação continuada docente e currículo rizomático |
Autor : | LIMA, Gustavo Henrique de |
Palabras clave : | Ensino de história; Currículo; Formação continuada |
Fecha de publicación : | 19-feb-2025 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | LIMA, Gustavo Henrique de. O ensino de história entre consensos e dissensos: relação entre formação continuada docente e currículo rizomático. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | Esta pesquisa tem como objeto de estudo a relação entre a formação inicial e continuada de professores de História e a vivência de um currículo rizomático. Esses elementos constituem o cenário da pesquisa que tem como objetivo geral compreender a relação entre a formação continuada de professores e professoras e a vivência de um currículo rizomático no ensino de história. Especificamente objetivamos: (a) discutir a respeito da formação inicial e continuada de professores e professoras, notadamente, de docentes da disciplina de história; (b) discorrer sobre as teorizações curriculares em meio às quais se foram formulando as concepções de currículo presentes no cotidiano escolar, com vistas a conceptualizar um currículo rizomático; (c) elaborar uma proposta de formação continuada para professores e professoras de história do ensino fundamental anos finais. A investigação busca responder à seguinte questão: de que forma se dá a relação entre a formação continuada de professores e professoras e a vivência de um currículo rizomático no ensino de História na Educação Básica? Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica adotada na construção dos principais conceitos da investigação e na elaboração de uma proposta de formação pedagógica para docentes de História. Os resultados apontam a complexidade que envolve a docência e, de modo especial, a docência em História. Refletem a necessidade de construção de saberes próprios ao ensino da disciplina, sobretudo para a vivência de um currículo rizomático que busca enfrentar tensões, consensos, dissensos, contingências, situações imprevisíveis. Apontam a necessidade de formação contínua capaz de responder às transformações sociais, culturais e políticas que atravessam vivência de um currículo rizomático. O produto resultante desta investigação é uma proposta de formação docente apoiada na Lei 11.645/2008 e no Parecer 14/2015 dela decorrente. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62141 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
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