Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62172

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAIS, Rejane Dias da Silva-
dc.contributor.authorSANTOS, Maria Luciane de Luna-
dc.date.accessioned2025-04-04T23:49:35Z-
dc.date.available2025-04-04T23:49:35Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Luciane de Luna. Ser professor do sexo masculino nos anos iniciais: um estudo das representações sociais de pedagogos. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62172-
dc.description.abstractEsta pesquisa trata das representações sociais de pedagogos que atuam nas redes municipais do estado de Pernambuco. Nosso objetivo é compreender as representações sociais do ser professor do sexo masculino nos anos iniciais do ensino fundamental, compartilhadas entre pedagogos que atuam nas redes municipais da região Metropolitana do Recife e do interior do estado de Pernambuco. Para responder a esta indagação, tomamos como referência de análise as discussões suscitadas acerca da docência nos anos iniciais do ensino fundamental, a pedagogia no Brasil e a Teoria das Representações Sociais com a abordagem processual, proposta por Serge Moscovici e Denise Jodelet. Utilizamos a abordagem qualitativa para subsidiar o percurso metodológico. Foi aplicado um questionário para verificar o perfil dos participantes e em seguida realizadas entrevistas semiestruturadas com 15 professores (5 do interior e 10 da região Metropolitana). Para auxiliar no tratamento dos dados, utilizamos a análise de conteúdo sugerida por Bardin (2011), por meio de transcrição e categorização dos elementos presentes nas falas. As categorias de análise das entrevistas foram: a escolha pela pedagogia, representações sociais sobre a docência nos anos iniciais e projeções para o futuro profissional. Os resultados mostram que a escolha profissional destes professores recebe influência de várias vertentes e uma delas é do seu círculo social, assim como o apoio. Dizem ter sido bem recebidos nas instituições de ensino, mas grande parte teve dificuldade de adaptação. Relatam ter boa relação com a comunidade escolar, sentindo-se aceitos. Todos afirmam estar satisfeitos com a profissão, porém, expressam ter algum tipo de dificuldade ou crítica como: falta de investimento material, estrutura física, formação e acompanhamento familiar. A maioria não sofreu preconceito ou resistência ao longo do trabalho e almeja continuar atuando como docentes dos anos iniciais. Os dados apontam que a pedagogia ainda é uma área com predominância feminina, que esse profissional é de grande importância para a formação da sociedade, contudo, precisa de mais reconhecimento e valorização pela sociedade de forma geral.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleSer professor do sexo masculino nos anos iniciais: um estudo das representações sociais de pedagogospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7606741969640537pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1774595988893157pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research deals with the social representations of pedagogues who work in municipal networks in the state of Pernambuco. Our objective is to understand the social representations of being a male teacher in the early years of elementary school, shared between pedagogues who work in the municipal networks of the Metropolitan region of Recife and the interior of the state of Pernambuco. To answer this question, we assume as analysis reference the discussions raised about teaching in the early years of elementary school, pedagogy in Brazil and the Social Representations Theory with the procedural approach proposed by Serge Moscovici and Denise Jodelet. We used the qualitative approach to support the methodological path. We used the qualitative approach to support the methodological path. A questionnaire was applied to verify the participants ́ profile and then semi-structured interviews were carried out with 15 teachers (5 from the countryside and 10 from the Metropolitan region). In order to assist in the data treatment, we used the content analysis advocated by Bardin (2011), by means of transcription and categorization of the elements present in the speeches. The analysis categories of the interviews were: the choice for pedagogy, social representations about teaching in the early years and projections for the professional future. The results show that the professional choice of these teachers is influenced by several features; one of them is from their social circle as well as the support. They state have been well received in educational institutions, but most of them have had difficulty in getting adapted. They report having a good relationship with the school community, feeling accepted. All claim to be satisfied with the profession, however, express having some kind of difficulty or criticism such as: lack of material investment, physical structure, training and family follow-up. Most of them did not suffer prejudice or resistance throughout the work and they want to continue working as teacher in the early years. The data point out that pedagogy is still a field with female predominance and that this professional is of great importance for the society formation, however, it needs more acknowledgement and appreciation by society in general.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Luciane de Luna Santos.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons