Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62197

Comparte esta pagina

Título : Perfil nutricional e sintomas gastrointestinais em mulheres diabéticas atendidas na atenção primária de um município do estado de Pernambuco
Autor : OLIVEIRA, Isabella Maria da Cruz
Palabras clave : Perfil nutricional; Sintomas gastrointestinais; Diabetes mellitus; Mulheres
Fecha de publicación : 27-mar-2025
Citación : OLIVEIRA, Isabella Maria da Cruz. Perfil nutricional e sintomas gastrointestinais em mulheres diabéticas atendidas na atenção primária de um município do estado de Pernambuco. 2025. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Nutrição, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Resumen : Durante a vida, os indivíduos sofrem mudanças no seu metabolismo, especialmente o sexo feminino. Ao se comparar homens e mulheres saudáveis, a população feminina apresenta menor massa muscular esquelética e maior quantidade de tecido adiposo, além de haver um acúmulo progressivo de gordura visceral desencadeado pela menopausa, fatores que influenciam na resistência à insulina neste grupo. Nesse contexto, essa pesquisa objetiva avaliar o perfil nutricional e identificar a presença e a gravidade de sintomas gastrointestinais em mulheres diabéticas. Trata-se de um estudo transversal realizado com mulheres portadoras de diabetes acompanhadas no município da Vitória de Santo Antão no período de novembro de 2024 a janeiro de 2025. Foram coletadas informações pessoais, de estilo de vida, dados antropométricos e referentes à presença de sintomas gastrointestinais. O estudo foi composto por 18 participantes, com média de idade de 58,8 (± 11,2) anos. Foi observado que a maioria das mulheres era casada (77,8%) e se identificava como preta/parda (66,7%). A hipertensão arterial sistêmica (HAS) foi a comorbidade mais prevalente, presente em 66,7% da amostra. Quanto ao estilo de vida, 17 mulheres (94,4%) relataram não consumir bebidas alcoólicas, e todas (100%) afirmaram não ser fumantes. Em relação ao IMC, todas as mulheres (100%) apresentaram excesso de peso. Quanto à circunferência muscular do braço, apenas uma participante foi classificada com desnutrição (5,6%). A avaliação pela prega cutânea triciptal indicou que a maioria das participantes estava estrófica (38,9%), enquanto que a circunferência da panturrilha demonstrou que todas apresentavam eutrofia (100%). Em relação ao risco cardiovascular, a maioria das mulheres apresentou risco muito elevado (88,9%) com base na circunferência da cintura, e risco aumentado (88,9%), quando avaliado pela circunferência do pescoço. Quanto aos sintomas gastrointestinais, a maioria das participantes relatou sintomas leves ou pouco frequentes em todas as categorias, entretanto, a constipação e a ocorrência de fezes duras foram as condições com maior frequência de sintomas moderados ou graves. Este estudo demonstrou uma alta prevalência de comorbidades, como hipertensão e excesso de peso, além do alto risco cardiovascular entre as participantes. Além disso, foi observada elevada ocorrência de constipação.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62197
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Nutrição

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Isabella Maria da Cruz Oliveira.pdf1,08 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons