Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62219
Compartilhe esta página
Título: | A construção Psicomotriz nos anos iniciais do Fundamental à vida adulta |
Autor(es): | NASCIMENTO, Valdriele do |
Palavras-chave: | Psicomotricidade; Anos iniciais do fundamental; Educação física escolar |
Data do documento: | 31-Mar-2025 |
Citação: | NASCIMENTO, Valdriele do. A Construção psicomotriz nos anos iniciais do ensino fundamental à vida adulta. 2025. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. |
Abstract: | Tem-se como construção a execução de uma prévia de um projeto bem elaborado, dessa forma, a inserção da psicomotricidade durante as aulas de Educação Física, promove ganhos positivos na vida da criança a longo prazo; a medida que vai sendo praticada e desenvolvida. Como ferramenta, a psicomotricidade constitui-se de uma abordagem multidisciplinar do corpo e mente humana, e sua interação com o ensino-aprendizagem é capaz de motivar a criança a criar possibilidades e desenvolver habilidades motoras que vão auxiliar no conhecimento corporal, expressões verbais e não verbais. Assim, o, o objetivo geral deste estudo foi entender como as intervenções por meio da psicomotricidade nas aulas de educação física nos anos iniciais do fundamental podem interferir nos ganhos funcionais e relacionais até a vida adulta; como objetivo específico tem-se: Descrever as habilidades funcionais e relacionais desenvolvidas a partir da construção psicomotriz durante os anos iniciais do ensino fundamental até a vida adulta. Esse é um trabalho de Revisão Bibliográfica, onde foram descritos, analisados e sintetizados, inúmeros estudos, e as pesquisas que nortearam o trabalho foram feitas em bases de dados, como: Scielo, PubMed, CAPES e Bibliotecas virtuais. Diante das evidências encontradas, a estruturação da Psicomotricidade pode interferir de maneira positiva nos ganhos funcionais e relacionais dos alunos que a praticam, considerando vivências e estímulos durante as práticas nas aulas de educação física durante o ensino fundamental. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62219 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC VALDRIELE.pdf | 498,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons