Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62219

Compartilhe esta página

Título: A construção Psicomotriz nos anos iniciais do Fundamental à vida adulta
Autor(es): NASCIMENTO, Valdriele do
Palavras-chave: Psicomotricidade; Anos iniciais do fundamental; Educação física escolar
Data do documento: 31-Mar-2025
Citação: NASCIMENTO, Valdriele do. A Construção psicomotriz nos anos iniciais do ensino fundamental à vida adulta. 2025. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: Tem-se como construção a execução de uma prévia de um projeto bem elaborado, dessa forma, a inserção da psicomotricidade durante as aulas de Educação Física, promove ganhos positivos na vida da criança a longo prazo; a medida que vai sendo praticada e desenvolvida. Como ferramenta, a psicomotricidade constitui-se de uma abordagem multidisciplinar do corpo e mente humana, e sua interação com o ensino-aprendizagem é capaz de motivar a criança a criar possibilidades e desenvolver habilidades motoras que vão auxiliar no conhecimento corporal, expressões verbais e não verbais. Assim, o, o objetivo geral deste estudo foi entender como as intervenções por meio da psicomotricidade nas aulas de educação física nos anos iniciais do fundamental podem interferir nos ganhos funcionais e relacionais até a vida adulta; como objetivo específico tem-se: Descrever as habilidades funcionais e relacionais desenvolvidas a partir da construção psicomotriz durante os anos iniciais do ensino fundamental até a vida adulta. Esse é um trabalho de Revisão Bibliográfica, onde foram descritos, analisados e sintetizados, inúmeros estudos, e as pesquisas que nortearam o trabalho foram feitas em bases de dados, como: Scielo, PubMed, CAPES e Bibliotecas virtuais. Diante das evidências encontradas, a estruturação da Psicomotricidade pode interferir de maneira positiva nos ganhos funcionais e relacionais dos alunos que a praticam, considerando vivências e estímulos durante as práticas nas aulas de educação física durante o ensino fundamental.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62219
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VALDRIELE.pdf498,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons