Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62223

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Francisco Xavier dos-
dc.contributor.authorSANTANA, Myllia Syndrik Raimundo-
dc.date.accessioned2025-04-11T12:03:10Z-
dc.date.available2025-04-11T12:03:10Z-
dc.date.issued2025-03-27-
dc.date.submitted2025-04-10-
dc.identifier.citationSANTANA, Myllia Syndrik Raimundo. Educação Física, ensino formal e não formal e a filosofia do Jiu-Jitsu na formação de crianças. 2025. 54 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62223-
dc.description.abstractEste texto envolve a relação da Educação Física com o Jiu-Jitsu, considerando em especial o fato deles conter uma dimensão com a práxis, o ensino e a aprendizagem que em síntese são partes da formação humana. Destarte, aquilo que aqui temos é fruto de uma investigação acadêmica e nela apresentamos os resultados de um trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco. Isto posto, temos como título do trabalho “Educação Física, Ensino Formal e Não Formal e a Filosofia do Jiu-Jitsu na Formação de Crianças”. E a partir dele, elegemos como objetivo investigar o que temos na literatura da Educação Física sobre o ensino formal e não formal do Jiu-Jitsu, para revelar se e em que medida a filosofia salientada nesta prática constitui uma via de formação de crianças. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica qualitativa, na qual seguimos três objetivos específicos: a) mapear e selecionar a literatura existente na Educação Física que discute acerca do ensino formal e não formal do Jiu-Jitsu; b) verificar como é e o que é ensinado dessa arte marcial a crianças; c) analisar se e em que medida a filosofia encontrada no Jiu-jitsu institui um caminho de formação para as crianças envolvidas com esta prática. Quanto à metodologia recorremos a pesquisa qualitativa tendo como guia desse processo a revisão da literatura e para análise do material coletado nós nos valemos de Bardin (2009) e sua Análise de Conteúdo. Assim é que, à luz dos aspectos observados no que diz respeito à educação formal, nossa pesquisa, dentre outras coisas, revelou que na área da Educação Física, pouco ou quase nada se fala a respeito de outros espaços formais de ensino de Jiu-Jitsu, que não sejam os escolares, nem a respeito de suas metodologias de ensino e os objetivos reais da modalidade visando a formação de crianças. Com relação aos ambientes não formais, não encontramos estudos acadêmicos que abordassem o ensino de Jiu-Jitsu, o que não impossibilitou a nossa pesquisa, pelo contrário, revelou um contexto que necessita de maiores investigações. Por fim, ainda no curso das reflexões acerca do ensino formal e não formal e a filosofia do Jiu-Jitsu, verificamos que a prática de Jiu-Jitsu contribui significativamente para o desenvolvimento de crianças, modificando e adaptando seu comportamento para um estilo de vida que vai muito além do tatame, contribuindo para a sua formação de caráter em diversos aspectos e com diversas possibilidades.pt_BR
dc.format.extent54p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJiu-jitsupt_BR
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.subjectLuta marcialpt_BR
dc.subjectEsportes de combatept_BR
dc.titleEducação Física, ensino formal e não formal e a filosofia do Jiu-Jitsu na formação de criançaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6060834635857883pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9771195472251594pt_BR
dc.description.abstractxThis text involves the relationship between Physical Education and Jiu-Jitsu, considering in particular the fact that they contain a dimension with praxis, teaching and learning, which in short are parts of human development. Thus, what we have here is the result of an academic investigation and in it we present the results of a final course work for the Bachelor's Degree in Physical Education from the Academic Center of Vitória of the Federal University of Pernambuco. That said, we have as the title of the work “Physical Education, Formal and Non-Formal Education and the Philosophy of Jiu-Jitsu in the Education of Children”. And from this, we chose as our objective to investigate what we have in the Physical Education literature on the formal and non-formal teaching of Jiu-Jitsu, to reveal if and to what extent the philosophy highlighted in this practice constitutes a way of training children. To this end, we conducted a qualitative bibliographical research, in which we followed three specific objectives: a) to map and select the existing literature in Physical Education that discusses the formal and non-formal teaching of Jiu-Jitsu; b) to verify how this martial art is taught to children and what is taught; c) to analyze whether and to what extent the philosophy found in Jiu-Jitsu establishes a path of education for children involved in this practice. As for the methodology, we used qualitative research, guided by the literature review, and to analyze the collected material, we used Bardin (2009) and his Content Analysis. Thus, in light of the aspects observed with regard to formal education, our research, among other things, revealed that in the area of Physical Education, little or almost nothing is said about other formal spaces for teaching Jiu-Jitsu, other than schools, nor about their teaching methodologies and the real objectives of the modality aimed at training children. With regard to non-formal environments, we did not find any academic studies that addressed the teaching of Jiu-Jitsu, which did not prevent our research; on the contrary, it revealed a context that requires further investigation. Finally, still in the course of reflections on formal and non-formal education and the philosophy of Jiu-Jitsu, we found that the practice of Jiu-Jitsu contributes significantly to the development of children, modifying and adapting their behavior to a lifestyle that goes far beyond the mat, contributing to the formation of their character in several aspects and with several possibilities.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTANA, Myllia Syndrik Raimundo.pdf2,53 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons