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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62231
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Título : | William Shakespeare dos Sonhos : adaptações e apropriações das peças Sonho de Uma Noite de Verão e A Tempestade em Sandman (1988-1996) |
Autor : | FERREIRA, Rayane Minéia Venceslau |
Palabras clave : | Adaptação; Apropriação; Shakespeare; Histórias em quadrinhos; Graphic novels |
Fecha de publicación : | 4-mar-2024 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | FERREIRA, Rayane Mineia Venceslau. William Shakespeare dos Sonhos: adaptações e apropriações das peças Sonho de Uma Noite de Verão e A Tempestade em Sandman (1988-1996). 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | Essa pesquisa tem como objetivo analisar o processo de adaptação para histórias em quadrinhos (HQ) das peças teatrais Sonho de Uma Noite de Verão (1600) e A Tempestade (1611), de William Shakespeare, adaptadas sob a forma de capítulos homônimos do romance gráfico Sandman (1988-1996), de Neil Gaiman. Uma das características de Sandman é a forte construção por meio da intertextualidade e de processos adaptativos na produção de roteiros originais. Logo, analisamos as adaptações das peças de Shakespeare em Sandman seguindo a teoria de Linda Hutcheon (2011), que propõe uma percepção mais ampla do que é adaptação. Segundo ela, as adaptações podem ser definidas como um processo de recriação de uma obra preexistente em uma nova forma, mídia ou contexto. Em confluência com Hutcheon, Julie Sanders (2006) define a apropriação como uma forma de intertextualidade e como a prática de tomar emprestado ou utilizar elementos de uma obra anterior, conceito que utilizamos para analisar os personagens da HQ de Gaiman, criados com base em pessoas reais ou em personagens preexistentes. Para melhor definir o objeto, dissertamos acerca das nomenclaturas relacionadas às histórias em quadrinhos e sobre o processo de legitimação cultural que esta manifestação artística sofreu. Também buscamos reconhecer como os modos de engajamento propostos por Hutcheon (2011) foram utilizados por Gaiman na composição dos capítulos em questão. Por fim, buscamos compreender como elementos composicionais dos quadrinhos, tais como cores, requadros, fontes, balões e legendas, influenciaram o processo global de adaptação. As conclusões mostraram que Gaiman recorre ao uso de estratégias de apropriação, reproduzindo temas presentes nas peças teatrais shakespearianas, como o sonho e o fazer artístico. O recurso da apropriação também foi amplamente utilizado para a criação do personagem original de Sandman baseado na figura histórica de William Shakespeare. Além disso, identificamos que o modo de engajamento mais recorrente empregado pelo autor foi o “mostrar ↔ mostrar”, típico entre artes performativas, mas não delimitado extensivamente por Hutcheon (2011). |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62231 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Estudos Literários |
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