Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62237

Compartilhe esta página

Título: Comportamento Informacional em mídias sociais: uma análise bibliométrica na base Web of Science
Autor(es): Costa, Janaina Jessyca Celestina Barbosa Maia da
Palavras-chave: Comportamento informacional; Mídias sociais; Bibliometria; Web Of Science; Information behavior; Social media; Bibliometrics
Data do documento: 3-Abr-2025
Citação: Costa, Janaina Jessyca Celestina Barbosa Maia da Costa. Comportamento Informacional em mídias sociais: uma análise bibliométrica na base Web of Science. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este estudo tem como objetivo geral analisar a temática “comportamento informacional dos usuários em mídias sociais” a partir de uma perspectiva bibliométrica, utilizando dados da base Web of Science. A metodologia adotada é de natureza exploratória, com ênfase na análise bibliométrica e na revisão bibliográfica. Os procedimentos metodológicos incluíram a aplicação de uma expressão booleana para recuperar estudos sobre o tema, resultando em 456 documentos que compuseram o corpus do estudo. Em seguida, procedeu-se à obtenção dos dados, com o download integral dos registros em formato texto livre de formatação. Na etapa de correção e cruzamento, os dados foram tratados no software The Vantage Point, com ajustes de inconsistências, como variações nos nomes de autores e termos-chave. Por fim, a representação analítica foi realizada com a ferramenta VOSviewer, para visualização de redes sociais, além da própria Web of Science e do Excel® para geração de gráficos e tabulações complementares. Os resultados indicam crescimento significativo nas publicações sobre comportamento informacional em mídias sociais, com destaque para o ano de 2021. A maioria dos artigos concentra-se nas áreas da Saúde e da Ciência da Informação, refletindo o aumento de pesquisas sobre o impacto das mídias sociais nesses campos. As tipologias documentais revelam que 82% das publicações são artigos completos em periódicos, seguidos por trabalhos em anais de eventos e revisões. A análise dos autores mais produtivos destaca sete pesquisadores, com Yuxiang Zhao (Nanjing University) liderando com cinco publicações. Observou-se forte colaboração entre autores de uma mesma instituição ou localidade. Os países mais produtivos incluem Estados Unidos, China e Alemanha. A pesquisa aborda temas como saúde, desinformação e o impacto das mídias sociais, com ênfase na interdisciplinaridade. A pandemia da Covid-19 parece ter sido um fator determinante para o crescimento da produção, dado o papel central das mídias sociais durante o confinamento. Esse cenário favoreceu o aumento expressivo da circulação de informações, inclusive fake news e desinformação, intensificando o interesse por estudos sobre comportamento informacional. Por fim, embora tenha sido identificado um crescimento consistente após 2020, o número de estudos é baixo. Para pesquisas futuras, recomenda-se ampliar o vocabulário de busca e relacionar o comportamento informacional à qualidade da informação, além de expandir o escopo das análises bibliométricas sobre o tema nas mídias sociais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62237
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Janaina Jessyca Celestina Barbosa Maia da Costa.pdf994,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons