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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPINHEIRO, Isabeli Lins-
dc.contributor.authorSILVA, Dayana Tayná Duarte-
dc.date.accessioned2025-04-11T18:29:13Z-
dc.date.available2025-04-11T18:29:13Z-
dc.date.issued2025-03-10-
dc.date.submitted2025-04-10-
dc.identifier.citationSILVA, Dayana Tayná Duarte. Efeitos de intervenções com brincadeiras nas aulas de Educação Física para a promoção de estímulos positivos em habilidades e competências socioemocionais: Uma análise da educação infantil e fundamental. 2025. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Limoeiro, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62248-
dc.description.abstractA infância é um período crítico do crescimento, a fase apresenta uma maior sensibilidade do Sistema Nervoso Central às influências externas. As brincadeiras na fase desempenham um papel fundamental na estimulação do desenvolvimento pessoal e social. A Educação Física é uma disciplina capaz de ampliar a vivência lúdica dessa criança e potencializar o avanço das habilidades. O objetivo desta pesquisa é identificar intervenções com brincadeiras recreativas nas aulas de Educação Física, ofertadas ao ensino infantil, além compreender os efeitos positivos de tais intervenções para o avanço das habilidades socioemocionais. O trabalho fundamenta-se em teorias e conceitos que destacam a importância do brincar na disciplina para o desenvolvimento dessas aptidões. Devido à escassez de dados específicos sobre educação infantil associados ao tema, foi necessário incluir estudos do ensino fundamental para uma melhor compreensão do assunto. A investigação trata-se de uma revisão narrativa, onde ocorreu uma pesquisa sobre a temática nas bases de dados virtuais: Periódicos CAPES, Pubmed, Scielo, Bireme e Scopus, utilizando para a busca descritores: Criança; Brincar; Habilidade Socioemocional; Educação Física; Escola, com a seleção de 5 artigos entre os anos de 2018 e 2023, através da análise, leitura e seleção dos materiais pertinentes. Os artigos abordam estratégias com intervenções psicomotoras, atividades rítmicas expressivas, jogos de cooperação e de combate. Os resultados destacam que as brincadeiras estimulam o desenvolvimento do autocontrole, autoconhecimento, consciência social, tomada de decisão responsável, capacidades de resolução e relacionamento. A análise dos resultados revela que o brincar promove benefícios socioemocionais nas crianças, a partir disso, conclui-se que as brincadeiras na Educação Física como forma de promoção do progresso infantil, estariam atreladas ao estímulo positivo das habilidades socioemocionais.pt_BR
dc.format.extent49 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectHabilidade Socioemocionalpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleEfeitos de intervenções com brincadeiras nas aulas de Educação Física para a promoção de estímulos positivos em habilidades e competências socioemocionais: Uma análise da educação infantil e fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMONTE, Stheffany Júlia Alves do-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/1200190589340644pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9851182913214657pt_BR
dc.description.abstractxChildhood is a critical period of growth, when the Central Nervous System is more sensitive to external influences. Play during this phase plays a fundamental role in stimulating personal and social development. Physical Education is a discipline that can broaden children's playful experiences and enhance the advancement of their skills. The objective of this research is to identify interventions with recreational play in Physical Education classes offered to early childhood education, in addition to understanding the positive effects of such interventions on the advancement of socio emotional skills. The work is based on theories and concepts that highlight the importance of play in the discipline for the development of these skills. Due to the scarcity of specific data on early childhood education associated with the topic, it was necessary to include studies on elementary school for a better understanding of the subject. The research is a narrative review, where a search on the topic was carried out in the virtual databases: CAPES, Pubmed, Scielo, Bireme and Scopus, using the following descriptors for the search: Child; Play; Socio-emotional Skills; Physical Education; School, with the selection of 5 articles between the years 2018 and 2023, through the analysis, reading and selection of the relevant materials. The articles address strategies with psychomotor interventions, expressive rhythmic activities, cooperation and combat games. The results highlight that games stimulate the development of self-control, self-knowledge, social awareness, responsible decision making, problem-solving skills and relationships. The analysis of the results reveals that playing promotes socio-emotional benefits in children, from this, it is concluded that games in Physical Education as a way of promoting children's progress, would be linked to the positive stimulation of socio-emotional skills.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6286864278950555pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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Trabalho de Conclusão de Curso 2025.pdf
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