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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62248
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Título: | Efeitos de intervenções com brincadeiras nas aulas de Educação Física para a promoção de estímulos positivos em habilidades e competências socioemocionais: Uma análise da educação infantil e fundamental |
Autor(es): | SILVA, Dayana Tayná Duarte |
Palavras-chave: | Criança; Brincar; Habilidade Socioemocional; Educação Física; Escola |
Data do documento: | 10-Mar-2025 |
Citação: | SILVA, Dayana Tayná Duarte. Efeitos de intervenções com brincadeiras nas aulas de Educação Física para a promoção de estímulos positivos em habilidades e competências socioemocionais: Uma análise da educação infantil e fundamental. 2025. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Limoeiro, 2025. |
Abstract: | A infância é um período crítico do crescimento, a fase apresenta uma maior sensibilidade do Sistema Nervoso Central às influências externas. As brincadeiras na fase desempenham um papel fundamental na estimulação do desenvolvimento pessoal e social. A Educação Física é uma disciplina capaz de ampliar a vivência lúdica dessa criança e potencializar o avanço das habilidades. O objetivo desta pesquisa é identificar intervenções com brincadeiras recreativas nas aulas de Educação Física, ofertadas ao ensino infantil, além compreender os efeitos positivos de tais intervenções para o avanço das habilidades socioemocionais. O trabalho fundamenta-se em teorias e conceitos que destacam a importância do brincar na disciplina para o desenvolvimento dessas aptidões. Devido à escassez de dados específicos sobre educação infantil associados ao tema, foi necessário incluir estudos do ensino fundamental para uma melhor compreensão do assunto. A investigação trata-se de uma revisão narrativa, onde ocorreu uma pesquisa sobre a temática nas bases de dados virtuais: Periódicos CAPES, Pubmed, Scielo, Bireme e Scopus, utilizando para a busca descritores: Criança; Brincar; Habilidade Socioemocional; Educação Física; Escola, com a seleção de 5 artigos entre os anos de 2018 e 2023, através da análise, leitura e seleção dos materiais pertinentes. Os artigos abordam estratégias com intervenções psicomotoras, atividades rítmicas expressivas, jogos de cooperação e de combate. Os resultados destacam que as brincadeiras estimulam o desenvolvimento do autocontrole, autoconhecimento, consciência social, tomada de decisão responsável, capacidades de resolução e relacionamento. A análise dos resultados revela que o brincar promove benefícios socioemocionais nas crianças, a partir disso, conclui-se que as brincadeiras na Educação Física como forma de promoção do progresso infantil, estariam atreladas ao estímulo positivo das habilidades socioemocionais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62248 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
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