Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62250
Compartilhe esta página
Título: | DAWs: ferramentas facilitadoras no desenvolvimento musical |
Autor(es): | Gomes, Wellington José da Silva |
Palavras-chave: | DAWs; Ensino de música; Recursos tecnológicos; Digital Audio Workstations |
Data do documento: | 14-Out-2024 |
Citação: | Gomes, Wellington Jose da Silva. DAWs: ferramentas facilitadoras no desenvolvimento musical. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | As Digital Audio Workstations (DAWs) são softwares que proporcionam um novo conceito de ensino de música ao oferecerem um ambiente integrado para composição, gravação e produção. Além disso, permitem uma abordagem inclusiva e diversificada, abrangendo diversos estilos musicais, do clássico ao eletrônico. Democratizam o acesso à produção musical, eliminando a necessidade de investimentos em equipamentos caros e estúdios, exigindo apenas o uso de um computador. A interatividade e a possibilidade de colaboração remota foram elementos-chave, permitindo que alunos, independentemente da localização geográfica, compartilhassem projetos e colaborassem em tempo real. Esta pesquisa buscou compreender como as DAWs contribuíram para o desenvolvimento musical e criativo dos alunos. Além disso, analisou a integração entre o uso desses recursos e o aprendizado musical, explorou a capacidade de utilização dos softwares no contexto da educação musical e investigou como essas ferramentas auxiliaram na divulgação e interação entre os produtores e o público nas comunidades escolares. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62250 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Wellington Jose da Silva Gomes.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons