Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62250

Compartilhe esta página

Título: DAWs: ferramentas facilitadoras no desenvolvimento musical
Autor(es): Gomes, Wellington José da Silva
Palavras-chave: DAWs; Ensino de música; Recursos tecnológicos; Digital Audio Workstations
Data do documento: 14-Out-2024
Citação: Gomes, Wellington Jose da Silva. DAWs: ferramentas facilitadoras no desenvolvimento musical. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: As Digital Audio Workstations (DAWs) são softwares que proporcionam um novo conceito de ensino de música ao oferecerem um ambiente integrado para composição, gravação e produção. Além disso, permitem uma abordagem inclusiva e diversificada, abrangendo diversos estilos musicais, do clássico ao eletrônico. Democratizam o acesso à produção musical, eliminando a necessidade de investimentos em equipamentos caros e estúdios, exigindo apenas o uso de um computador. A interatividade e a possibilidade de colaboração remota foram elementos-chave, permitindo que alunos, independentemente da localização geográfica, compartilhassem projetos e colaborassem em tempo real. Esta pesquisa buscou compreender como as DAWs contribuíram para o desenvolvimento musical e criativo dos alunos. Além disso, analisou a integração entre o uso desses recursos e o aprendizado musical, explorou a capacidade de utilização dos softwares no contexto da educação musical e investigou como essas ferramentas auxiliaram na divulgação e interação entre os produtores e o público nas comunidades escolares.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62250
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Wellington Jose da Silva Gomes.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons