Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62252

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Flaviana Jorge de-
dc.contributor.authorSILVA, Michael Maurício Pereira da-
dc.date.accessioned2025-04-11T19:14:51Z-
dc.date.available2025-04-11T19:14:51Z-
dc.date.issued2025-03-31-
dc.date.submitted2025-04-11-
dc.identifier.citationSILVA, Michael Maurício Pereira da. Jogo revolução cenozoica: elaboração de uma proposta lúdica para o ensino das transformações da terra. 2025. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62252-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo mostrar o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro a ser utilizado em aulas de Biologia no 3º ano do Ensino Médio, envolvendo temáticas acerca da Evolução Humana, Geologia e Paleontologia, visando promover a compreensão e entendimento dos processos evolutivos da Terra e da espécie humana. A elaboração do jogo foi pensada em promover o desenvolvimento do pensamento crítico e científico dos jogadores, além de incentivar a criação de estratégias. Assim, o jogo possui cartas com perguntas diretas, de múltipla escolha, verdadeiro ou falso e de completar a frase. Além dessas há cartas que abordam eventos climáticos e geológicos, figuras históricas nas áreas da Evolução e das Ciências da Terra, e ainda animais pré-históricos e hominídeos que contribuíram para a compreensão da nossa evolução. A experiência do jogo pode contribuir no desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes, além de ser uma atividade lúdica que foge da metodologia tradicional. O jogo Revolução Cenozoica se propõe a ser um grande aliado para o ensino da Evolução Humana, Geologia e Paleontologia, contribuindo assim para a construção e novos conhecimentos, melhor assimilação dos conteúdos, bem como para o desenvolvimento de sentimentos de competição saudável entre os estudantes. Espera-se que o jogo possa contribuir significativamente para o desenvolvimento educacional do aluno, estimulando sua participação, cooperação, curiosidade e pensamento crítico.pt_BR
dc.format.extent41p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de Paleontologiapt_BR
dc.subjectJogo Didáticopt_BR
dc.titleJOGO REVOLUÇÃO CENOZOICA: elaboração de uma proposta lúdica para o ensino das transformações da Terrapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2493078996646755pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5804492420192107pt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to demonstrate the development of a board game to be used in Biology classes for the 12th grade, covering themes related to Human Evolution, Geology, and Paleontology. The goal is to promote the understanding of Earth's evolutionary processes and the evolution of the human species. The game's design focuses on fostering players' critical and scientific thinking, as well as encouraging the creation of strategies. The game includes cards with direct questions, multiple-choice questions, true or false statements, and fill-in-the-blank exercises. Additionally, there are cards addressing climatic and geological events, historical figures in the fields of Evolution and Earth Sciences, as well as prehistoric animals and hominins that contributed to our understanding of evolution. The game experience can enhance students' learning and development while serving as a playful activity that breaks away from traditional teaching methods. The board game Cenozoic Revolution aims to be a valuable tool for teaching Human Evolution, Geology, and Paleontology, contributing to the construction of new knowledge, better content assimilation, and the development of a sense of healthy competition among students. It is expected that the game will significantly contribute to students' educational development by stimulating their participation, cooperation, curiosity, and critical thinking.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Michael Maurício Pereira da Silva.pdf8,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons