Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62252
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Flaviana Jorge de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Michael Maurício Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-11T19:14:51Z | - |
dc.date.available | 2025-04-11T19:14:51Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Michael Maurício Pereira da. Jogo revolução cenozoica: elaboração de uma proposta lúdica para o ensino das transformações da terra. 2025. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62252 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo mostrar o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro a ser utilizado em aulas de Biologia no 3º ano do Ensino Médio, envolvendo temáticas acerca da Evolução Humana, Geologia e Paleontologia, visando promover a compreensão e entendimento dos processos evolutivos da Terra e da espécie humana. A elaboração do jogo foi pensada em promover o desenvolvimento do pensamento crítico e científico dos jogadores, além de incentivar a criação de estratégias. Assim, o jogo possui cartas com perguntas diretas, de múltipla escolha, verdadeiro ou falso e de completar a frase. Além dessas há cartas que abordam eventos climáticos e geológicos, figuras históricas nas áreas da Evolução e das Ciências da Terra, e ainda animais pré-históricos e hominídeos que contribuíram para a compreensão da nossa evolução. A experiência do jogo pode contribuir no desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes, além de ser uma atividade lúdica que foge da metodologia tradicional. O jogo Revolução Cenozoica se propõe a ser um grande aliado para o ensino da Evolução Humana, Geologia e Paleontologia, contribuindo assim para a construção e novos conhecimentos, melhor assimilação dos conteúdos, bem como para o desenvolvimento de sentimentos de competição saudável entre os estudantes. Espera-se que o jogo possa contribuir significativamente para o desenvolvimento educacional do aluno, estimulando sua participação, cooperação, curiosidade e pensamento crítico. | pt_BR |
dc.format.extent | 41p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Paleontologia | pt_BR |
dc.subject | Jogo Didático | pt_BR |
dc.title | JOGO REVOLUÇÃO CENOZOICA: elaboração de uma proposta lúdica para o ensino das transformações da Terra | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2493078996646755 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5804492420192107 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work aims to demonstrate the development of a board game to be used in Biology classes for the 12th grade, covering themes related to Human Evolution, Geology, and Paleontology. The goal is to promote the understanding of Earth's evolutionary processes and the evolution of the human species. The game's design focuses on fostering players' critical and scientific thinking, as well as encouraging the creation of strategies. The game includes cards with direct questions, multiple-choice questions, true or false statements, and fill-in-the-blank exercises. Additionally, there are cards addressing climatic and geological events, historical figures in the fields of Evolution and Earth Sciences, as well as prehistoric animals and hominins that contributed to our understanding of evolution. The game experience can enhance students' learning and development while serving as a playful activity that breaks away from traditional teaching methods. The board game Cenozoic Revolution aims to be a valuable tool for teaching Human Evolution, Geology, and Paleontology, contributing to the construction of new knowledge, better content assimilation, and the development of a sense of healthy competition among students. It is expected that the game will significantly contribute to students' educational development by stimulating their participation, cooperation, curiosity, and critical thinking. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Michael Maurício Pereira da Silva.pdf | 8,78 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons