Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62252

Share on

Title: JOGO REVOLUÇÃO CENOZOICA: elaboração de uma proposta lúdica para o ensino das transformações da Terra
Authors: SILVA, Michael Maurício Pereira da
Keywords: Ensino de Ciências; Ensino de Paleontologia; Jogo Didático
Issue Date: 31-Mar-2025
Citation: SILVA, Michael Maurício Pereira da. Jogo revolução cenozoica: elaboração de uma proposta lúdica para o ensino das transformações da terra. 2025. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo mostrar o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro a ser utilizado em aulas de Biologia no 3º ano do Ensino Médio, envolvendo temáticas acerca da Evolução Humana, Geologia e Paleontologia, visando promover a compreensão e entendimento dos processos evolutivos da Terra e da espécie humana. A elaboração do jogo foi pensada em promover o desenvolvimento do pensamento crítico e científico dos jogadores, além de incentivar a criação de estratégias. Assim, o jogo possui cartas com perguntas diretas, de múltipla escolha, verdadeiro ou falso e de completar a frase. Além dessas há cartas que abordam eventos climáticos e geológicos, figuras históricas nas áreas da Evolução e das Ciências da Terra, e ainda animais pré-históricos e hominídeos que contribuíram para a compreensão da nossa evolução. A experiência do jogo pode contribuir no desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes, além de ser uma atividade lúdica que foge da metodologia tradicional. O jogo Revolução Cenozoica se propõe a ser um grande aliado para o ensino da Evolução Humana, Geologia e Paleontologia, contribuindo assim para a construção e novos conhecimentos, melhor assimilação dos conteúdos, bem como para o desenvolvimento de sentimentos de competição saudável entre os estudantes. Espera-se que o jogo possa contribuir significativamente para o desenvolvimento educacional do aluno, estimulando sua participação, cooperação, curiosidade e pensamento crítico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62252
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Michael Maurício Pereira da Silva.pdf8,78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons