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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62255

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Título: Influência do Bookstagram na promoção da leitura a partir do perfil literário Doses de Livros
Autor(es): Lima, Marina da Silva
Palavras-chave: Bookstagram; Promoção da leitura; Redes sociais; Instagram; hábitos da leitura
Data do documento: 3-Abr-2025
Citação: Lima, Marina da Silva. Influência do Bookstagram na promoção da leitura a partir do perfil literário Doses de Livros. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Diante das transformações nos hábitos de leitura provocadas pelo crescimento das redes sociais, torna-se essencial adotar estratégias inovadoras que integrem tecnologias e práticas culturais. O Instagram tem se destacado como espaço de compartilhamento literário, aproximando leitores e promovendo experiências de leitura, o que impulsionou o fenômeno conhecido como Bookstagram. Este estudo propõe-se a investigar a influência do Bookstagram na promoção da leitura a partir do perfil literário Doses de Livros. Os objetivos específicos incluem discutir a influência dos perfis de Bookstagram no incentivo à leitura, com base na literatura, ressaltando seus aspectos positivos; caracterizar o perfil literário “Doses de Livros” com base em suas métricas no Instagram; listar as estratégias utilizadas no perfil literário “Doses de Livros” para auxiliar no incentivo à leitura; analisar, junto aos usuários, a repercussão das estratégias de promoção à leitura adotadas pelo “Doses de Livros”. A pesquisa classificada, quanto aos fins, como descritiva e, quanto aos meios, como estudo de caso. Os procedimentos metodológicos envolveram: (1) levantamento bibliográfico; (2) análise das métricas do perfil, como alcance, engajamento e uso de hashtags; (3) aplicação de questionário online aos seguidores; e (4) análise dos dados para identificação de padrões, tendências e insights. Os resultados indicam impacto positivo do perfil na promoção à leitura: aumento de 29,2% no alcance, 20% no engajamento e 54,2% nas impressões. Cerca de 64,3% dos seguidores foram motivados pelas resenhas e recomendações, e 85,7% afirmaram ter aumentado sua frequência de leitura. Apesar da limitação amostral, a pesquisa evidencia o potencial do Bookstagram como ferramenta de mediação literária e sugere estudos comparativos com outras plataformas, como o BookTok, que tem ampliado a presença da literatura, especialmente entre os jovens.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62255
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