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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62258

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Título: Política de curricularização da extensão na UFPE : análise discursiva a partir dos marcos regulatórios
Autor(es): TRAVASSOS, Rafaella Correia e Silva
Palavras-chave: Universidade; Extensão Universitária; Curricularização da extensão; Política curricular
Data do documento: 12-Dez-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: TRAVASSOS, Rafaella Correia e Silva. Política de curricularização da extensão na UFPE: análise discursiva a partir dos marcos regulatórios. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A inserção da extensão no currículo obrigatório dos cursos de graduação no Brasil foi estabelecida como meta para a educação superior nos Planos Nacionais da Educação (2001, 2014), regulamentada pelo Ministério da Educação em 2018, em um projeto de institucionalização da extensão defendido por diversos atores sociais. Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), houve a aprovação pelas instâncias superiores de uma resolução que trata da inserção em 2017, posteriormente substituída por outra, em 2022. A partir da compreensão do currículo como discurso (Bonafé, 2013; Lopes; Macedo, 2011; Oliveira; Xavier, 2020) e dispositivo que favorece ou exclui alguns grupos (Arroyo, 2013), este trabalho volta-se às disputas envolvidas no processo de construção da política, em um contexto de democratização da educação superior. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo analisar a política de extensão universitária na UFPE no que diz respeito ao processo de institucionalização da extensão, analisando o contexto sócio-histórico da construção dos documentos, especificando os conceitos adotados e identificando as estratégias para sua implementação. Buscamos compreender se o processo de institucionalização da curricularização da extensão mobiliza uma adequação ou uma refundação da universidade em estudo. Utilizando como aporte metodológico a Análise do Discurso Crítica (Fairclough, 2010; 2012; 2016), realizamos a análise dos principais documentos normativos que regulamentam a política no Brasil e na UFPE, assim como entrevistas semiestruturadas com gestores que participaram da sua construção na referida universidade. Identificamos que alguns dos documentos analisados apresentam lacunas conceituais, mas, de forma geral, desenvolvem-se no sentido de alinhar-se aos conceitos apresentados pelo Fórum de Pró- reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex). Os temas emergentes das entrevistas estiveram associados a estratégias e desafios para a implementação da política na UFPE, sendo: formação de um grupo de trabalho, articulação com a Pró-reitoria de Graduação, articulação com cursos de graduação, ações formativas e de comunicação, progressão e redução de carga horária, financiamento, mudança de sistema de registro e disciplinarização. Entendemos que a política desafia hegemonias na educação superior, mas que também passa por adaptações para adequar-se às rotinas já estabelecidas na universidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62258
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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