Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62269

Compartilhe esta página

Título: A capoeira na educação física escolar: desafios e possibilidades
Autor(es): SILVA, Jaciel Antonio Santos da
Palavras-chave: Educação Física Escolar; Lutas; Capoeira; Ensino Aprendizagem
Data do documento: 21-Mar-2025
Citação: SILVA, Jaciel Antonio Santos da. A capoeira na educação física escolar: desafios e possibilidades. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: A capoeira, reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade, integra a cultura corporal de movimento e possui potencial pedagógico na Educação Física escolar, promovendo o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos. Além de sua relevância histórica e cultural, a capoeira contribui para a construção da identidade e para a valorização da diversidade étnico-racial no ambiente educacional. Este estudo, por meio de uma revisão sistemática de caráter qualitativo, analisou artigos científicos publicados entre 2019 e 2024 nas bases de dados SciELO, LILACS e Periódicos CAPES, utilizando descritores relacionados à Educação Física, lutas e capoeira. Os critérios de inclusão considerados foram: estudos disponíveis na íntegra, com acesso livre, em português e inglês, enquanto artigos publicados antes de 2019 ou que fugiam do tema foram excluídos. Após a triagem inicial de 83 artigos, apenas quatro foram selecionados para análise aprofundada. Os resultados indicam que, apesar da valorização da capoeira, sua implementação no ambiente escolar ainda enfrenta obstáculos, como a falta de formação específica dos professores, o preconceito e a escassez de recursos didáticos. No entanto, metodologias interdisciplinares e políticas públicas voltadas para a formação docente podem ampliar sua aplicabilidade, garantindo sua presença efetiva no currículo escolar. Conclui-se que a capoeira desempenha um papel essencial na Educação Física, promovendo inclusão, respeito à diversidade e uma aprendizagem significativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62269
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jaciel Antonio Santos da Silva.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons