Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62276

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, Isabella Macário Ferro-
dc.contributor.authorSANTOS, Bianca Alecsandra dos-
dc.date.accessioned2025-04-14T15:57:13Z-
dc.date.available2025-04-14T15:57:13Z-
dc.date.issued2025-03-24-
dc.date.submitted2025-03-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Bianca Alecsandra dos. Proposta de sequência didática para o ensino de fungos e micoses no ensino médio (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62276-
dc.description.abstractA integralização da educação e saúde vem ganhando cada vez mais notoriedade no meio acadêmico, pois é através dessa associação que se pode fazer intervenções significativas na vida dos cidadãos. Este trabalho tem por finalidade então, estimular o desenvolvimento de saberes científicos dos alunos na sala de aula, através da metodologia ativa ensino por investigação, propondo a ferramenta de sequência didática (SD) para ensino médio sobre o tema fungos e micoses, visando promover o conhecimento sobre fungos e a sua importância médica, com o intuito de que os estudantes possam conhecer e identificar os tipos de infecções que podem ser causadas por esses seres. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas de trabalhos que abordam sobre a importância do ensino de microbiologia no ensino básico e como o ensino ativo na educação pode colaborar para a construção do conhecimento no ensino de ciências. Os resultados da pesquisa indicam não só a relevância do ensino de microbiologia na integralização educação-saúde, mas também a necessidade da adaptação de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem atual, incentivando os estudantes a serem protagonistas do próprio conhecimento, estimulando o pensamento crítico e reflexivo e que além disso, eles consigam fazer associações dos conteúdos teóricos com o próprio cotidiano, facilitando o entendimento dos conteúdos pragmáticos. Conclui-se a partir disso a significância do conhecimento de microbiologia no ensino básico, contribuindo não só à nível de prevenção, mas também impedindo a propagação da desinformação sobre micoses e fungos patogênicos e a importância do desenvolvimento de ferramentas facilitadoras, que auxiliem o professor no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent43 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMicrobiologiapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.titleProposta de sequência didática para o ensino de fungos e micoses no ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMELO, Danúbia Vieira de-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5301684890287218pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3490683084560044pt_BR
dc.description.abstractxThe integration of education and health has been gaining more and more notoriety in academia, as it is through this association that significant interventions can be made in the lives of citizens. This work aims to stimulate the development of scientific knowledge of students in the classroom, through the active methodology of teaching by investigation, proposing the didactic sequence (DS) tool for high school on the topic of fungi and mycoses, aiming to promote knowledge about fungi and their medical importance, with the aim that students can know and identify the types of infections that can be caused by these beings. To this end, bibliographic research was carried out on works that address the importance of teaching microbiology in basic education and how active teaching in education can contribute to the construction of knowledge in science teaching. The research results indicate not only the relevance of teaching microbiology in the education-health integration, but also the need to adapt active methodologies in the current teaching-learning process, encouraging students to be protagonists of their own knowledge, stimulating critical and reflective thinking and that, in addition, they are able to make associations between theoretical contents and their daily lives, facilitating the understanding of pragmatic contents. From this conclude the significance of knowledge of microbiology in basic education, contributing not only to prevention, but also preventing the spread of misinformation about mycoses and pathogenic fungi and the importance of developing facilitating tools that help teachers in the teaching-learning process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Bianca Alecsandra dos Santos_organized.pdf
  Item embargado até 2026-04-15
737,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons