Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62276

Share on

Title: Proposta de sequência didática para o ensino de fungos e micoses no ensino médio
Authors: SANTOS, Bianca Alecsandra dos
Keywords: Microbiologia; Ensino-aprendizagem; Ensino por investigação; Saúde
Issue Date: 24-Mar-2025
Citation: SANTOS, Bianca Alecsandra dos. Proposta de sequência didática para o ensino de fungos e micoses no ensino médio (Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: A integralização da educação e saúde vem ganhando cada vez mais notoriedade no meio acadêmico, pois é através dessa associação que se pode fazer intervenções significativas na vida dos cidadãos. Este trabalho tem por finalidade então, estimular o desenvolvimento de saberes científicos dos alunos na sala de aula, através da metodologia ativa ensino por investigação, propondo a ferramenta de sequência didática (SD) para ensino médio sobre o tema fungos e micoses, visando promover o conhecimento sobre fungos e a sua importância médica, com o intuito de que os estudantes possam conhecer e identificar os tipos de infecções que podem ser causadas por esses seres. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas de trabalhos que abordam sobre a importância do ensino de microbiologia no ensino básico e como o ensino ativo na educação pode colaborar para a construção do conhecimento no ensino de ciências. Os resultados da pesquisa indicam não só a relevância do ensino de microbiologia na integralização educação-saúde, mas também a necessidade da adaptação de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem atual, incentivando os estudantes a serem protagonistas do próprio conhecimento, estimulando o pensamento crítico e reflexivo e que além disso, eles consigam fazer associações dos conteúdos teóricos com o próprio cotidiano, facilitando o entendimento dos conteúdos pragmáticos. Conclui-se a partir disso a significância do conhecimento de microbiologia no ensino básico, contribuindo não só à nível de prevenção, mas também impedindo a propagação da desinformação sobre micoses e fungos patogênicos e a importância do desenvolvimento de ferramentas facilitadoras, que auxiliem o professor no processo de ensino-aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62276
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Bianca Alecsandra dos Santos_organized.pdf
  Embargoed Item Until 2026-04-15
737,06 kBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons