Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62280

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPINHEIRO, Isabeli Lins-
dc.contributor.authorARRUDA, Suelton Sebastião Barros-
dc.date.accessioned2025-04-14T18:28:31Z-
dc.date.available2025-04-14T18:28:31Z-
dc.date.issued2025-03-27-
dc.date.submitted2025-04-14-
dc.identifier.citationARRUDA, Suelton Sebastião Barros. Intervenções lúdico-recreativas na escola: relações da educação física por meio de ações em educação para e pelo lazer. 2025. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62280-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo identificar as intervenções lúdico-recreativas na escola e analisar as relações da Educação Física por meio de ações voltadas em educação para e pelo lazer. Os resultados evidenciaram que as atividades lúdico-recreativas desempenham um papel fundamental na Educação Física escolar, promovendo aprendizagens significativas, engajamento dos alunos, fortalecimento das relações interpessoais e estímulo ao lazer no ambiente escolar. Dentre os principais achados, destacam-se a inserção de brinquedos e brincadeiras, o uso de materiais recicláveis na confecção de brinquedos, a adaptação de jogos para garantir acessibilidade, como o boliche adaptado para cadeirantes e o Mario Kart com cadeiras de rodas, além da valorização da criatividade e autonomia dos estudantes. Além disso, as atividades lúdicas demonstraram impacto positivo na mudança de hábitos e atitudes dos alunos, promovendo momentos de lazer que extrapolam a simples diversão e se tornam oportunidades de aprendizado e desenvolvimento pessoal. O estudo também revelou que a integração de jogos e brincadeiras às aulas de Educação Física contribui para a coordenação motora, o aprimoramento das habilidades corporais e intelectuais e a construção de reflexões críticas e criativas sobre a cultura corporal e o lazer. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, onde o estudo foi desenvolvido mediante levantamento de literatura científica, acessando bases eletrônicas de dados científicos como: Periódicos CAPES, Pubmed, Bireme, Scielo e Google Acadêmico. Conclui-se, portanto, que as ações lúdico-recreativas são essenciais para a formação dos alunos, tornando a Educação Física um espaço acessível, inclusivo e transformador dentro da escola, promovendo o lazer e incentivando práticas que contribuem para o bem-estar e a aprendizagem ao longo da vida.pt_BR
dc.format.extent32 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjecteducação física escolarpt_BR
dc.subjectlazerpt_BR
dc.subjectintervenções lúdico recreativaspt_BR
dc.subjectjogos e brincadeiraspt_BR
dc.titleIntervenções lúdico-recreativas na escola: relações da educação física por meio de ações em educação para e pelo lazer.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6502735217332655pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9851182913214657pt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to identify recreational and playful interventions in schools and analyze the relationships between Physical Education and actions focused on education for and through leisure. The results showed that recreational and playful activities play a fundamental role in Physical Education at school, promoting significant learning, student engagement, strengthening interpersonal relationships, and stimulating leisure in the school environment. The main findings include the inclusion of toys and games, the use of recyclable materials in the production of toys, the adaptation of games to ensure accessibility, such as bowling adapted for wheelchair users and Mario Kart for wheelchairs, in addition to the appreciation of students' creativity and autonomy. In addition, recreational activities demonstrated a positive impact on changing students' habits and attitudes, promoting moments of leisure that go beyond simple fun and become opportunities for learning and personal development. The study also revealed that the integration of games and play into Physical Education classes contributes to motor coordination, the improvement of physical and intellectual skills, and the construction of critical and creative reflections on body culture and leisure. This is a narrative review of the literature, where the study was developed through a survey of scientific literature, accessing electronic databases of scientific data such as: CAPES, Pubmed, Bireme, Scielo and Google Scholar. It is concluded, therefore, that recreational and playful actions are essential for the education of students, making Physical Education an accessible, inclusive and transformative space within the school, promoting leisure and encouraging practices that contribute to well-being and lifelong learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Suelton Sebastião TCC 2025.pdf342,54 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons