Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62280

Compartilhe esta página

Título: Intervenções lúdico-recreativas na escola: relações da educação física por meio de ações em educação para e pelo lazer.
Autor(es): ARRUDA, Suelton Sebastião Barros
Palavras-chave: educação física escolar; lazer; intervenções lúdico recreativas; jogos e brincadeiras
Data do documento: 27-Mar-2025
Citação: ARRUDA, Suelton Sebastião Barros. Intervenções lúdico-recreativas na escola: relações da educação física por meio de ações em educação para e pelo lazer. 2025. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: Este estudo teve como objetivo identificar as intervenções lúdico-recreativas na escola e analisar as relações da Educação Física por meio de ações voltadas em educação para e pelo lazer. Os resultados evidenciaram que as atividades lúdico-recreativas desempenham um papel fundamental na Educação Física escolar, promovendo aprendizagens significativas, engajamento dos alunos, fortalecimento das relações interpessoais e estímulo ao lazer no ambiente escolar. Dentre os principais achados, destacam-se a inserção de brinquedos e brincadeiras, o uso de materiais recicláveis na confecção de brinquedos, a adaptação de jogos para garantir acessibilidade, como o boliche adaptado para cadeirantes e o Mario Kart com cadeiras de rodas, além da valorização da criatividade e autonomia dos estudantes. Além disso, as atividades lúdicas demonstraram impacto positivo na mudança de hábitos e atitudes dos alunos, promovendo momentos de lazer que extrapolam a simples diversão e se tornam oportunidades de aprendizado e desenvolvimento pessoal. O estudo também revelou que a integração de jogos e brincadeiras às aulas de Educação Física contribui para a coordenação motora, o aprimoramento das habilidades corporais e intelectuais e a construção de reflexões críticas e criativas sobre a cultura corporal e o lazer. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, onde o estudo foi desenvolvido mediante levantamento de literatura científica, acessando bases eletrônicas de dados científicos como: Periódicos CAPES, Pubmed, Bireme, Scielo e Google Acadêmico. Conclui-se, portanto, que as ações lúdico-recreativas são essenciais para a formação dos alunos, tornando a Educação Física um espaço acessível, inclusivo e transformador dentro da escola, promovendo o lazer e incentivando práticas que contribuem para o bem-estar e a aprendizagem ao longo da vida.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62280
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Suelton Sebastião TCC 2025.pdf342,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons