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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62283

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMiranda, Májory Karoline Fernandes de Oliveira-
dc.contributor.authorSilva, Thayná Juliana Zelaquett da-
dc.date.accessioned2025-04-14T18:53:18Z-
dc.date.available2025-04-14T18:53:18Z-
dc.date.issued2025-04-07-
dc.date.submitted2025-04-11-
dc.identifier.citationSilva, Thayná Juliana Zelaquett da. Memória Coletiva e o Patrimônio Cultural Digital: uma análise na rede social Instagram. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62283-
dc.description.abstractA construção de uma Memória Coletiva é influenciada por contextos históricos e práticas socioculturais. No cenário contemporâneo, esse fenômeno tornou-se um processo ainda mais dinâmico marcado intensamente pela conectividade das redes sociais e suas diversas formas de produção e compartilhamento de informações. A geração dos Millennials, nascidos entre os anos 1980 e 2000, cresceu em meio a profundas transformações, como a transição do analógico para o digital. Apesar da efemeridade intrínseca à produção de informação, essas plataformas tornaram-se grandes espaços de criação de narrativas pessoais, que ampliam vozes, antes marginalizadas, por meio do registro se suas experiências compartilhadas coletivamente com outras pessoas. Esse é o caso da Liniker, uma mulher negra, transgênero, atriz, cantora, compositora e uma figura de destaque no cenário cultural brasileiro. Seu perfil nas redes sociais pode ser compreendido como parte do Patrimônio Cultural Digital, pois além da promoção de sua trajetória pessoal e da sua carreira artística, contribui ativamente para a formação de uma Memória Coletiva que desafia padrões normativos e gera conexões entre indivíduos que compartilham lutas semelhantes. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo analisar o Patrimônio Cultural Digital produzido e compartilhado no perfil da Liniker para a Memória Coletiva da geração Millennials. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caso de natureza descritiva. Os critérios utilizados para a análise estão categorizados de acordo com os conceitos de acumulação, preservação e totalidade patrimonial no meio digital e suas relações com a dimensão da Memória Coletiva.pt_BR
dc.format.extent52 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMemória Coletivapt_BR
dc.subjectPatrimônio Cultural Digitalpt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectMillennialspt_BR
dc.subjectLinikerpt_BR
dc.titleMEMÓRIA COLETIVA E O PATRIMÔNIO CULTURAL DIGITAL: uma análise na rede social Instagrampt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0561246060839587pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5938270183811260pt_BR
dc.description.abstractxThe construction of a Collective Memory is influenced by historical contexts and sociocultural practices. In the contemporary scenario, this phenomenon has become an even more dynamic process, intensely marked by the connectivity of social networks and their various forms of information production and sharing. The Millennial generation, born between the 1980s and 2000s, grew up amidst profound transformations, such as the transition from analog to digital. Despite the intrinsic ephemerality of information production, these platforms have become great spaces for the creation of personal narratives, which amplify voices that were previously marginalized by recording their experiences shared collectively with other people. This is the case of Liniker, a black, transgender woman, actress, singer, composer and a prominent figure in the Brazilian cultural scene. Her profile on social networks can be understood as part of the Digital Cultural Heritage, because in addition to promoting her personal trajectory and her artistic career, she actively contributes to the formation of a Collective Memory that challenges normative standards and generates connections between individuals who share similar struggles. In view of this, the present work aims to analyze the Digital Cultural Heritage produced and shared in Liniker's profile for the Collective Memory of the Millennial generation. Regarding the methodology, this is a descriptive case study. The criteria used for the analysis are categorized according to the concepts of accumulation, preservation and patrimonial totality in the digital environment and their relations with the dimension of Collective Memory.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Biblioteconomia

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