Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62293

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Maurício Oliveira de-
dc.contributor.authorCOELHO, Glauber Douglas Gomes-
dc.date.accessioned2025-04-14T21:07:24Z-
dc.date.available2025-04-14T21:07:24Z-
dc.date.issued2012-07-13-
dc.date.submitted2025-04-11-
dc.identifier.citationCOELHO, Glauber Douglas Gomes. Questões teóricas e práticas sobre o controle do uso do solo no entorno de aeródromos: estudo de caso do aeroporto Oscar Laranjeiras, Caruaru-PE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62293-
dc.description.abstractDevido à tendência de crescimento descontrolado no entorno dos aeródromos, principalmente aqueles onde há um baixo número de operações aeronáuticas, como é o caso do Aeroporto Oscar Laranjeiras, em Caruaru PE, este trabalho teve por objetivo analisar as restrições legais que são impostas pelos órgãos competentes a essas áreas em nível federal e municipal com relação a segurança de voo. No seu conteúdo apresenta-se um estudo da legislação aplicável ao uso do solo no entorno de aeródromos. Foram obtidos dados de referência de localização e desnível da região por meio do software Google Earth juntamente com levantamento por meio de aparelho GPS e analisadas as restrições que devem ser constantemente fiscalizadas para o pleno funcionamento do aeroporto, os quais, entre essas restrições, podem-se destacar o Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos (PBZPA), Implantações de Natureza Perigosa, as Áreas de Segurança Aeroportuária (ASA), entre outros. O estudo de caso apresentou como resultados infrações a algumas das restrições impostas principalmente em áreas próximas à cabeceira da pista de pouso/decolagem tanto publica como privadas, indicando assim a necessidade de um maior controle no entorno do aeroporto em questão para evitar novas edificações que estão em desacordo com a legislação bem como a realocação de atividades realizadas no entorno do mesmo.pt_BR
dc.format.extent68p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAeroporto Oscar Laranjeiras – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectAeroporto - Uso do solopt_BR
dc.subjectSegurança de voopt_BR
dc.titleQuestões teóricas e práticas sobre o controle do uso do solo no entorno de aeródromos: estudo de caso do aeroporto Oscar Laranjeiras, Caruaru-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6029316779350824pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0093267389008960pt_BR
dc.description.abstractxBecause of the tendency of uncontrolled growth in the vicinity of aerodromes, particularly those where there is a low number of aviation operations, such as Oscar Larangeiras Airport in Caruaru PE, this study aimed to analyze the legal restrictions that are imposed by the competent bodies these areas at the federal and municipal governments with respect to flight safety. In its content presents a study of the law applicable to land use in the vicinity of aerodromes. Data were obtained from reference location and elevation of the region through the Google Earth software along with survey through GPS and analyzed the constraints that must be constantly monitored for the full operation of the airport, which of these restrictions, can-highlight the Basic Plan of Protection Zone of Aerodromes (PBZPA), Site of Nature Dangerous Airport Security Areas (ASA), among others. The case study presented as results offenses to some of the restrictions imposed mainly in areas near the headwaters of the landing / takeoff both public and private, thus indicating the need for greater control around the airport in question to prevent new buildings that are in disagreement with the law and the relocation of activities surrounding the same.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COELHO, Glauber Douglas Gomes.pdf14,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons