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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62301

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Título: Mortalidade e anos de vida perdidos por morte ou incapacidade por Acidentes de Trânsito em Pernambuco (2000–2021): Um estudo da Carga Global de Doença.
Autor(es): SANTOS, Giovanna Souza
Palavras-chave: acidentes de trânsito; Carga Global; Mortalidade; anos de vida perdidos por incapacidade
Data do documento: 10-Abr-2025
Citação: SANTOS, Giovanna Souza. Mortalidade e anos de vida perdidos por morte ou incapacidade por acidentes de trânsito em Pernambuco (2000–2021): um estudo da carga global de doença. 2025. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Saúde Coletiva, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: Os acidentes de trânsito representam uma das principais causas de morte em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, milhões de pessoas morrem anualmente devido a esses eventos, gerando impactos humanos, sociais e econômicos. Este estudo analisou a evolução da mortalidade e dos anos de vida perdidos por morte ou incapacidade (DALYs) decorrentes de acidentes de trânsito em Pernambuco, no período de 2000 a 2021. Trata-se de um estudo ecológico de série temporal, utilizando dados do Global Burden of Disease (GBD) e análise estatística por Joinpoint Regression (versão 5.3.0) para identificação de tendências. Os resultados destacam que a mortalidade é significativamente maior entre os homens (34,7 por 100 mil habitantes) em comparação com as mulheres (6,9 por 100 mil habitantes), evidenciando que a população masculina, especialmente em faixas etárias economicamente ativas, está mais exposta a esse agravo. Crianças e idosos também apresentaram vulnerabilidades específicas.Após a implementação da Operação Lei Seca e as políticas de segurança viária, houve uma redução de 4,76% na taxa de mortalidade e de 3,98% no indicador DALY. Portanto,a queda nas taxas de mortalidade e DALYs demonstra a eficácia das políticas públicas, mas também reforça a necessidade de ações contínuas, como fiscalização rigorosa, educação no trânsito e melhorias na infraestrutura viária. Além disso, os dados ressaltam a importância do aprimoramento dos sistemas de vigilância epidemiológica, permitindo um monitoramento mais preciso e o desenvolvimento de estratégias eficazes na redução da morbimortalidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62301
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Saúde Coletiva

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