Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62328

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTAVARES, Aureliana Lopes de Lacerda-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Fernande Luiz de-
dc.date.accessioned2025-04-15T19:25:21Z-
dc.date.available2025-04-15T19:25:21Z-
dc.date.issued2025-04-04-
dc.date.submitted2025-04-14-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fernande Luiz de. Legado de uma experiência: a mediação de leitura na Biblioteca Comunitária Peró. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62328-
dc.description.abstractEste trabalho investiga as práticas de mediação de leitura realizadas na Biblioteca Comunitária Peró, com foco em crianças e adolescentes de 9 a 16 anos. A pesquisa tem como questão norteadora: Como ocorrem as práticas de mediação de leitura na Biblioteca Comunitária Peró, direcionadas a esse público, e de que maneira as experiências e vivências proporcionadas pelo clube da leitura influenciam os participantes? O estudo visa compreender como a mediação de leitura impacta o engajamento dos jovens e contribui para a formação de leitores críticos e reflexivos, promovendo uma consciência crítica sobre o contexto social e cultural em que vivem. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o Clube de Leitura da Biblioteca Comunitária Peró, com foco nas experiências e vivências proporcionadas com leitores de 9 a 16 anos. Os objetivos específicos incluem: examinar as práticas de letramento literário no clube de leitura, investigar a influência da mediação de leitura no comportamento dos participantes e relatar, a partir da observação, como ocorrem as interações durante as atividades do clube de leitura e de que maneira o mediador contribui para o desenvolvimento do público-alvo. A metodologia adotada será qualitativa, com análise de dados coletados por meio de observação participante, e questionários. Os resultados indicam que, ao longo das atividades, os participantes ampliaram suas reflexões sobre temas sociais, como racismo e diversidade, e desenvolveram maior interesse pela leitura. As atividades interativas, como debates e dinâmicas, foram fundamentais para isso. Espera-se que a pesquisa contribua para a compreensão dos efeitos da mediação de leitura no desenvolvimento de uma percepção crítica entre os jovens da comunidade.pt_BR
dc.format.extent46p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiblioteca comunitária;pt_BR
dc.subjectmediação de leitura;pt_BR
dc.subjectletramento literário;pt_BR
dc.subjectclube de leitura.pt_BR
dc.titleLegado de uma experiência: a mediação de leitura na Biblioteca Comunitária Perópt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3342399295316151pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5237281447931783pt_BR
dc.description.abstractxThis study investigates the reading mediation practices carried out at the Peró Community Library, focusing on children and adolescents aged 9 to 16. The research is guided by the following question: How do reading mediation practices take place at the Peró Community Library for this audience, and how do the experiences provided by the reading club influence the participants? The study aims to understand how reading mediation impacts young people's engagement and contributes to the formation of critical and reflective readers, promoting critical awareness of the social and cultural context in which they live. The general objective of the research is to analyze the Reading Club of the Peró Community Library, focusing on the experiences and interactions involving readers aged 9 to 16. The specific objectives include: examining literary literacy practices in the reading club, investigating the influence of reading mediation on participants' behavior, and reporting, based on observation, how interactions occur during club activities and how the mediator contributes to the development of the target audience. The methodology adopted will be qualitative, with data analysis based on participant observation and questionnaires. The results indicate that, throughout the activities, participants broadened their reflections on social issues such as racism and diversity and developed a greater interest in reading. Interactive activities, such as debates and dynamics, were fundamental to this process. It is expected that the research will contribute to understanding the effects of reading mediation on the development of critical awareness among young people in the community.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Biblioteconomia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Fernande Luiz de Oliveira.pdf3,52 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons