Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62328
Share on
Title: | Legado de uma experiência: a mediação de leitura na Biblioteca Comunitária Peró |
Authors: | OLIVEIRA, Fernande Luiz de |
Keywords: | Biblioteca comunitária;; mediação de leitura;; letramento literário;; clube de leitura. |
Issue Date: | 4-Apr-2025 |
Citation: | OLIVEIRA, Fernande Luiz de. Legado de uma experiência: a mediação de leitura na Biblioteca Comunitária Peró. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este trabalho investiga as práticas de mediação de leitura realizadas na Biblioteca Comunitária Peró, com foco em crianças e adolescentes de 9 a 16 anos. A pesquisa tem como questão norteadora: Como ocorrem as práticas de mediação de leitura na Biblioteca Comunitária Peró, direcionadas a esse público, e de que maneira as experiências e vivências proporcionadas pelo clube da leitura influenciam os participantes? O estudo visa compreender como a mediação de leitura impacta o engajamento dos jovens e contribui para a formação de leitores críticos e reflexivos, promovendo uma consciência crítica sobre o contexto social e cultural em que vivem. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o Clube de Leitura da Biblioteca Comunitária Peró, com foco nas experiências e vivências proporcionadas com leitores de 9 a 16 anos. Os objetivos específicos incluem: examinar as práticas de letramento literário no clube de leitura, investigar a influência da mediação de leitura no comportamento dos participantes e relatar, a partir da observação, como ocorrem as interações durante as atividades do clube de leitura e de que maneira o mediador contribui para o desenvolvimento do público-alvo. A metodologia adotada será qualitativa, com análise de dados coletados por meio de observação participante, e questionários. Os resultados indicam que, ao longo das atividades, os participantes ampliaram suas reflexões sobre temas sociais, como racismo e diversidade, e desenvolveram maior interesse pela leitura. As atividades interativas, como debates e dinâmicas, foram fundamentais para isso. Espera-se que a pesquisa contribua para a compreensão dos efeitos da mediação de leitura no desenvolvimento de uma percepção crítica entre os jovens da comunidade. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62328 |
Appears in Collections: | TCC - Biblioteconomia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Fernande Luiz de Oliveira.pdf | 3,52 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License